Meu currículo interativo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os pequenos artistas...

Para quem pensa que os nossos pequenos não são capazes de fazer arte, estarei colocando minhas experiências sensoriais com a minha princesa.
Segue abaixo textos que achei sobre o assunto e que tomei com base de minhas experiências, para o melhor desenvolvimento físico e emocional da minha pequena.


A pedagogia da arte deve ser orientada no sentido da criação, da afirmação de si mesmo pela invenção pessoal.


A criança utiliza a arte e por meio dela treina a sua coordenação visual e motora, descobrindo dessa forma  um mundo novo. Nessa altura, devemos funcionar apenas como espectadores do processo criativo que nos ajuda a decifrar a caixa de surpresas que é a mente do pequeno artista. E não nos podemos esquecer de que uma criança – ainda mais as menores de 5 anos – vivem entre a realidade e a fantasia.
Quando ela desenha, envolve-se e encantada com a sua própria criação, com cada traço, cada cor, cada forma. Ela começa a compreender algo muito importante: que ela é capaz de realizar alguma coisa! Por isso, é tão fundamental que  não a limite nesse momento. Não a interrompa. Não interfira nas suas escolhas enquanto ela cria. Também é proibido dar uma ajudinha para o desenho ficar mais bonito. Ora, bonito para a criança é o que ela já fez! Se, para ela, cavalo não tem rabo, não há problema. Nada de errado com a criança. Nem com o cavalo. Naquele momento, o bicho está simplesmente completo na sua cabeça. Quando amadurecer um pouco, os seus desenhos poderão ter mais coerência. A questão primordial aqui é respeitar a imaginação do seu filho e todas as suas possibilidades.  Quando uma criança oferece a  alguém  um desenho – ou a mais desengonçada das esculturas –, precisamos mostrar alguma admiração e cuidado com a sua obra. Todas as crianças, por exemplo, ficam orgulhosas quando o adulto coloca o seu trabalho num quadro ou num pequeno porta-retratos. É uma forma de carinho, sim. Mais do que isso, é um grande incentivo. Ela recebe essa mensagem positiva e aprende a dar valor às coisas que alguém realiza – uma lição e tanto.

Acreditamos na importância de valorizar o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil, para isso elaboramos o projeto "Artes plásticas: possibilidades e experiências para os bebês", pensando em proporcionar aos alunos o primeiro contato com o mundo das artes e infinitas aprendizagens. Ao criar, manipular materiais concretos e expressar sentimentos, as crianças entram em contato com um universo mais amplo, de muitas descobertas. Além disso, ampliam sua percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades motoras.

        O objetivo principal é proporcionar aos alunos a exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, massinhas, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.

       Nosso papel como educadoras é criar condições para que o contato da criança com a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.

      "As crianças podem manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados. Essas atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo, pois o interesse das crianças desta faixa etária é de curta duração, e o prazer da atividade advém exatamente da ação exploratória. Nesse sentido, a confecção de tintas e massas com as crianças é uma excelente oportunidade para que elas possam descobrir propriedades e possibilidades de registro, além de observar transformações"( RCN).

BRASIL, MEC/SEF. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1998 (v.3. Conhecimento de mundo).

ESSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA QUE FIZ COM A ISA FOI COM A NOSSA TÃO DELICIOSA E SIMPLÓRIA GELATINA.

 




 A sensação para ela foi muito boa, deu para perceber pela sua feição de alegria e até meu marido e eu adoramos mexer com gelatina, foi uma DELÍCIA, os adultos deveriam testar essas sensações também ( risos), seria um momento único.


Tudo isso é maravilhoso, ter a consciência que posso ajudar minha filha a se desenvolver cada dia mais me faz muito feliz.

Faça um teste você também, ajude seu filho a descobrir o mundo que o rodeia.

Beijos e até a próxima arte.


 

sábado, 25 de agosto de 2012

Encontro com a minha autora predileta.

Eu adoro livros, amo ler antes de dormir e adquirir mais conhecimentos, mas também tenho paixão pelos livros infantis e uma boa dica é a autora Ingrid Biesemeyer, os livrios dela são encantadores, ela é autora e ilustradora, uma artista plástica. Um dia eu também chegarei lá, pois ser chamada de professora de artes é um dos meus maiores sonhos, mas não deixarei de dar aulas aos pequenos, eles são a razão de eu ser educadora e isso já faz parte de mim, mas voltando ao assunto da Ingrid, como sou uma boa professora
( risos) fui na bienal do livro com minhas colegas de trabalho, a Jovana, a Gislene e a Eli, que irá fazer o projeto da feira do livro com os livros da Ingrid e como ela estava lá tiramos fotos e pedimos até autográfo, comprei um livro novo dela só pra ela assinar.



Estes são alguns títulos dela.




Ler é muito bom, ainda mais quando o autor do livro é competente e trata de assuntos que estão no dia a dia das crianças.

Até a próxima...