Meu currículo interativo.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Não basta só comprar, temos que fazer também...

Em mais uma das minhas andadas pela net achei esse blog: http://gabegabigabriela.blogspot.com.br e como sempre, achei muitas coisas interessantes e decidi compartilhar com vcs, espero que gostem.

 

Beijos kaka



Mais do que nunca, o tema reciclagem e reutilização tem sido usado e debatido, principalmente quando se trata de educação de crianças. Como sempre vou salvando imagens para fazer um acervo de ideias, desta vez, venho compartilhar algumas ideias de brinquedos, que ainda não fiz, mas que podem ajudar algumas professoras.
 Quer brincar de pegar bolinha na água? A ideia acima é simples e criativa!
















Jogos - Material Reciclado / Sucata

Postado por Gabriela de Amorim às 00:00 0 comentários
Que tal criar o jogo e se divertir com materiais simples?
Vamos pensar em alguns materiais que podemos (re)aproveitar?
*Tampinhas de metal com passo-a-passo em Martha Stewart
 *Tampinhas plásticas
 *Embalagens de Shampoo ou Condicionadores
(Sugestão Monange ou Seda)

 *Aqui são botões, mas pode ser substituído por tampinhas de refrigerante / água 
*Tampinhas plásticas
*Tampinhas de Amaciante
* Caixas de sapato / papelão
*Luvas velhas
*Tampinhas plásticas e porta-ovos ou caixa de ovos
*Tampinhas plásticas
*Nesta ideia não tem a utilização de materiais reciclados, mas podemos usar a imaginação e criatividade para substituir os materiais usados
*Caixa de sapato


*Tampinhas plásticas
*Caixa de sapato, tampinhas de refrigerante / água e potes de iogurte
*Tampinhas plásticas
*Papel

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vamos pensar no nosso futuro...Projeto sobre Alimentação Sustentável... Muito legal!!!!

Esse projeto eu elaborei em conjunto com minhas amigas de trabalho e admito que ficou muito bom, acredito sempre que a união faz a força e tendo várias idéias diferentes já que quatro cabeças pensam melhor que uma.

Agradeço de coração as amigas que eu tenho, Alexandra, Jovana e Sandra, que fizeram desse projeto um SUCESSO!!!!!!

Espero que gostem e postem um comentário. :-)




ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL.

Tema: RESTAURANTE SUSTENTÁVEL- ALIMENTAÇÃO COM BASE EM COMPONENTES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS

NOME DO RESTAURANTE: ECOMIDA

Duração: Um mês e meio.

Objetivos:

  • Mostrar o que é a sustentabilidade, sua importância e o quanto é fácil alcançá-la.
  • Ressaltar à comunidade escolar a necessidade de uma alimentação saudável.
  • Demonstrar na prática que podemos comer alimentos saudáveis e gostosos plantando-os até em casa.
  • Fazer com que a família também participe do nosso projeto, fazendo parte efetivamente da vida escolar de seu filho(a).
  • Conscientizar as crianças de que os alimentos podem ser aproveitados em seu todo, desde a casca até sua semente.
  • Comprovar que a alimentação pode ser saborosa mesmo com alimentos que não fazem parte de redes de fast foods, redes essas que além de servir alimentos que fazem mal ao organismo ainda prejudicam a natureza com o excessivo uso de embalagens.
  • Reciclar produtos que poderiam mostrar insignificância ao ser humano, mas que realmente podem ser reutilizados com sabedoria e utilidade.
  • Mostras às crianças que desde pequenos, como eles, as pessoas podem preservar o meio em que vivem trazendo benefícios a si e também para gerações futuras.


Justificativa:

            A necessidade de um novo sujeito na sociedade em que visualize, reflita, conscientize e aja de forma a permitir uma vida saudável e sustentável propõe ao atual sistema educacional um novo paradigma diante a construção dos conhecimentos de nossos alunos, de maneira que ao desenvolver suas habilidades e capacidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais possibilite também ao mesmo a visão crítica e reflexiva perante o meio social em que está inserido.
            Desta maneira, diante a proposta da sustentabilidade escolar estendida à comunidade e família, o tema apresentado despertará ao grupo de alunos da turma do G5 e 1º ano do Ensino Fundamental I uma nova vertente ao que se refere cuidar e preservar o meio ambiente. Ou seja, abraçar a sustentabilidade está além da seleção de lixos, economia de água e luz, para que de fato os recursos que o planeta disponibiliza sejam renováveis, a mesma deve ser tomada como uma atitude contribuindo desta forma à formação de um cidadão consciente e reflexivo.
            Tal proposta tem por viés abrir as portas à família e compartilhar uma aprendizagem em que a construção de conhecimentos ocorre concomitantemente e parte do princípio de uma alimentação sustentável que tem como consistência a utilização de partes de alimentos que considerados não comestíveis são descartados.
 A vivência e a nova postura diante a sustentabilidade contribui e proporciona um processo de aprendizagem significativa ao aluno, corpo docente, família e comunidade.






 Etapas Previstas:

1ª etapa: Sondagem (o que é sustentabilidade para você?).

2ª etapa: Pedir a família que enviem para a escola notícias com fotos sobre sustentabilidade ( com esse material faremos um painel) e paralelamente passar os vídeos sobre o assunto para as crianças ( um vídeo por semana).

3ª etapa: Mostrar para os alunos a estrutura de um restaurante.

4ª etapa: Falar sobre a alimentação sustentável (saudável). Nesta ocasião teremos a visita da nutricionista da escola, Ingrid. (Convidá-la para vir na escola no dia 27/03)

 LISTA DE ATIVIDADES:

1ª Atividade: Iremos propor às famílias que façam em casa uma pequena horta plantando nela alface, agrião ou espinafre entre outros, que cultivem junto com a criança e ao fim possam colher e saborear o que foi plantado por eles. Vamos pedir que registrem essa etapa com fotos.

2ª Atividade: Confecção do “Livro de receitas sustentáveis”- as crianças irão anotar no livrinho 5 receitas sustentáveis que serão colocadas em prática na escola, são elas:
  • Brigadeiro de cenoura (A receita será feita no dia 01/04)
  • Bolo de casca de frutas (A receita será feita no dia 08/04)
  • Pudim de pão sustentável (A receita será feita no dia 15/04)
  • Suco de casca de abacaxi com hortelã (A receita será feita no dia 22/04)
  • Bolo de maçã (neste dia receberemos na escola o Anderson, esposo da Profª Jo, que irá fazer a receita com as crianças; a receita será feita no dia 29/04)

3ª Atividade: Com a ajuda da mãe da Profª Ale, vamos confeccionar aventais para as crianças utilizando TNT, as turmas irão customizar os aventais e o logotipo do restaurante com diversos materiais.

4ª Atividade: Pediremos aos pais que customizem em casa um avental para que eles possam usá-lo no dia da exposição no “Restaurante Sustentável”, enviaremos o logotipo para que seja colocado no avental.

5ª Atividade: Iremos confeccionar cadeiras para o Restaurante utilizando plástico bolha e jornal.

6ª Atividade: Confeccionaremos armários com caixotes de feira e tinta.

7ª Atividade: Confeccionaremos as mesas do Restaurante também com caixotes de feira.

8ª Atividades: Utilizaremos pratos, copos e talheres descartáveis para a degustação das receitas.

9ª Atividade: As famílias irão receber uma cartinha via agenda com uma missão muito importante: fazer uma culinária sustentável para que possam trazer para todos apreciarem no dia da exposição, vamos pedir para que esse momento seja registrado com fotos e montado em um cartaz para expormos no Restaurante, nesta atividade é de fundamental importância a participação e interação da criança também no ambiente familiar. A receita do que deve ser feito será enviada junto com a cartinha. As receitas serão selecionadas e anexadas ao projeto.

10ª Atividade: A turma do 1º ano irá confeccionar o “Menu” que ficará nas mesas.

11ª Atividade: As turmas do G5 irão confeccionar os “Menus dos pratos do dia” para colocarmos no cavalete na entrada do Restaurante.

12ª Atividade: A decoração do Restaurante Sustentável será feita com diversas sucatas que serão enfeitadas e customizadas pelas crianças.


EXPOSIÇÃO:

No dia da exposição montaremos um lindo restaurante sustentável, com o menu preparado especialmente pela família dos alunos.




Alimentação saudável e sustentável : Confira receitas especiais para crianças

Por Camila Kneip, nutricionista da ONG Banco de Alimentos

A infância é o período no qual nossos hábitos estão sendo formados; uma fase em que a adequação nutricional é essencial e tem estreita relação com o crescimento e o desenvolvimento infantil. Exatamente por essa disponibilidade infantil de aprender – e por sabermos que o ambiente familiar é um espaço que influencia diretamente a formação de valores, hábitos e estilos de vida –, a consciência moral e a criação de uma cultura sustentável devem ser inseridas pelos pais no cotidiano da criança o quanto antes. Nesse contexto, os pais devem incluir nesse aprendizado conceitos como alimentação saudável e sustentável; hábitos cultivados na infância e que podem permear a vida adulta.

E qual a melhor estratégia para enraizar tais hábitos? A resposta é muito simples… brincando! A cozinha é um espaço que proporciona esse ensinamento por meio do lúdico e do onírico. A brincadeira culinária e gastronômica abre espaço para trabalhar questões como o preconceito e a aceitação plena do alimento, ou seja, práticas de aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício. Pensando nisso, a ONG Banco de Alimentos sugere receitas infantis que têm por ingredientes folhas, cascas e talos de legumes e verduras, partes que normalmente vão para o lixo por total desconhecimento dos pais.

Receitas elaboradas por Aline Rissatto Teixeira, nutricionista e gastróloga da ONG Banco de Alimentos

RECEITAS SUSTENTÁVEIS… 

Aproveito esse espaço para trazer para vocês receitas saborosas, nutritivas e econômicas, que além de custarem muito pouco também ajudam o meio ambiente, pois trata-se de pratos produzidos à partir de partes de alimentos que geralmente são desprezadas.
Folhas de couve-flor, talos de agrião, cascas de abacaxi, talos de salsinha, cascas de bananas, folhas de beterraba e de cenoura. São algumas das partes dos vegetais que no dia -a- dia desprezamos por achar que são menos nutritivas, mas na verdade são essas partes muito ricas em vitaminas, fibras e proteínas de origem vegetal.
Essas sobras são jogadas fora nas feiras livres , onde podemos pegar sem nenhum custo.
Vale lembrar que essas partes dos vegetais, antes de serem utilizadas no preparo de pratos , precisam passar por um processo de higienização com hipoclorito a 2,5 % ,de maneira que fiquem limpas, livre de sujeiras e microrganismos.
O aproveitamento integral dos alimentos contribui não só com uma alimentação nutritiva e econômica mas também com o meio ambiente, pois essas cascas, folhas e talos de vegetais por muito tempo foram direto para o lixo e hoje podemos transformá-las em pratos gostosos e saudáveis.


Brigadeiro de casca de banana

Foto: Rogério Albuquerque

Ingredientes: uma lata de leite condensado; uma  colher de sopa de manteiga sem sal; quatro colheres de sopa de chocolate em pó; casca de três bananas picadinha; uma colher de sopa de farinha de trigo; chocolate granulado a gosto.

Passo 1
Higienize as cascas de banana em solução de hipoclorito de sódio.

Dica
Use essa fase para explicar à criança importância de higienizar os alimentos antes de utilizá-los nas receitas. É interessante que a criança aprenda que pode utilizar o alimento inteiro – até mesmo as partes que normalmente jogamos no lixo, como a casca da banana.

Passo 2
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Dica

Nesta fase, aproveite para soltar sua imaginação. Brinque, imitando uma moto ou um carro, algo bem divertido para fazer uma alusão com o barulho do liquidificador. Crie um momento de integração com o seu filho, pois essa é certamente a parte mais divertida do dia.

Passo 3
Coloque a mistura em uma panela média e leve ao fogo; mexa até que o brigadeiro solte do fundo da panela.

Dica
Este passo é o mais gostoso de todo o preparo. Não se esqueça de deixar o brigadeiro esfriar para que as crianças possam mexer sem problemas. A criatividade, nesse momento, pode ser desenvolvida! O brigadeiro pode ser servido em copinhos e colheres, além de confeitado de diversas maneiras.

Atenção!
Considerando que as crianças não devem mexer no fogão devido ao alto risco de acidentes, deixe-a  apenas observar este passo do preparo, que deve ser conduzido por um adulto.

Ideia
Essa receita além de saudável e saborosa, pois as cascas da banana são ricas em vitaminas C que pode prevenir gripes e resfriados e em potássio que fortalece os músculos contra câimbras. é também sustentável, porque não jogando as cascas da banana fora você e seu filho contribuem para diminuir o lixo orgânico.

Rendimento: 20 porções.

Revista PASSATEMPO INFANTIL da Gastronomia Sustentável é lançada.

Motivar as crianças para desde cedo ampliarem seu paladar e terem noções de alimentação saudável é um desafio para os profissionais de gastronomia. O ambiente dos restaurantes pelo que trazem de novidade e experiência é um palco importante para isso. Aproveitando aqueles momentos que antecedem o serviço da refeição, os restaurantes agora poderão oferecer uma publicação pensada especialmente para esta ocasião: a Revista Passatempo Infantil da Gastronomia Sustentável.
A revista oferece para as crianças as atividades de colorir, preencher os pontinhos, caçar palavras, estabelecer relações, completar palavras e desenhar. Todas estas recreações tem como fundo temas de alimentação saudável e sustentabilidade. São eles, entre outros:  importância do descarte correto do óleo, a origem  e procedência dos alimentos , os principais legumes e verduras, importância do peixe na alimentação e outros conteúdos.
O importante é a criança envolver-se com as informações da alimentação saudável de forma lúdica, de um jeito leve e divertido, atraindo seu interesse com naturalidade.  Maria Queirós, pedagoga e colaboradora do projeto, comenta:  “as crianças de hoje escutam e respeitam bem menos os conselhos vindos dos pais. Elas preferem encontrar por elas mesmas aquilo que desejam, preferem elas mesmas descobrirem e terem este mérito. Uma revista de passatempo com este perfil ajuda ela supostamente descobrir por si mesmo.”

O jornalista Sergio Lerrer, coordenador do movimento da Gastronomia Sustentável complementa: “aquele momento antes do serviço de refeição nos restaurantes, especialmente no final de semana, reúne as famílias compostas de pais e filhos em um momento pouco aproveitado. Quando a gente oferece a revista de passatempo infantil, é uma oportunidade estimulante para interagirem de forma livre e construtiva sobre conceitos de alimentação saudável e meio ambiente. E o restaurante proporcionando isso está firmando seu compromisso de ambiente familiar e comprometido com causas contemporâneas.”
Em um primeiro momento com tiragem limitada a publicação estará sendo distribuída em diversos restaurantes participantes da campanha da Gastronomia Sustentável. Porém restaurantes não inclusos no projeto mas interessados em ter a revista como material de trabalho em  seus estabelecimentos, como um brinde recreativo-ocupacional para as crianças junto de suas famílias freqüentadoras, podem adquirir lotes avulsos sob consulta pelo email: contato@gastronomiaverde.com.br ou telefonando para 11 4169.7156

CULINÁRIA SUSTENTÁVEL: Bolo de cascas de frutas.
 Ingredientes:
3 copos de cascas de frutas cruas (pêra, goiaba, maçã e manga);
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de fermento em pó;
3 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de leite;
2 xícaras de açúcar.
Modo de fazer:
No liquidificador coloque as cascas e o leite, bata e reserve. Bata as claras em neve, coloque as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas com o leite, a farinha e o fermento, misture bem. Leve para assar em forma untada no forno pré aquecido.
VOCÊ TERÁ UM BOLO RICO EM FIBRAS, VITAMINAS B1, B2, E B3, VITAMINA C E MINERAIS COMO O FERRO, POTÁSSIO E MAGNÉSIO.

BANANADA DE CASCA


Ingredientes:


• 1kg de casca de banana

• 1kg de açúcar

• ½ xícara de água

• 1 sache de gelatina sem sabor e incolor

• Açúcar para passar os doces

• Margarina para untar


Modo de preparo


Lave bem as cascas com água corrente e sabão de coco,uma a uma.Depois coloquem água clorada por 15 minutos(para cada litro de água filtrada colocar colher de sopa de cloro).

Em seguida enxague-as.

Bata as cascas no liquidificador com uma xícara de água filtrada. Se necessário pode acrescentar mais água.Leve as cascas para panela,acrescente o açucar deixe cozinhar,mexendo sempre.

À parte,hidrate a gelatina com meia xícara de água.Quando o doce estiver começando a se soltar do fundo da panela,acrescente a gelatina hidratada e deixe voltar ao ponto mexendo sempre para não queimar.

Quando soltar da panela,retire do fogo e coloque em um recipiente untado com margarina.Deixe esfriar e leve para a geladeira até o dia seguinte.


Doce de casca de laranja

Ingredientes:

- 6 laranjas

- Açúcar (o mesmo peso das cascas)

- Cravo e canela em pau a gosto



Modo de preparo:


1- Raspar (passar a faca) o sumo das laranjas

2- Retire a casca

3- Para retirar a casca, corte as laranjas em quatro e retire os gomos.

4- Use só a casca com a parte em branco

5- Deixar de molho em água de um dia para outro

6- Trocar a água várias vezes

7- Cortar as cascas pelo meio, depois em fatias finas

8- Põe em panela, cobre com água e ferve por mais ou menos 15 minutos

9- Escorrer a água

10- Pesar

11- Colocar o mesmo peso das cascas em quantidade de açúcar, o cravo e a canela.

12- Levar ao fogo para apurar

13- Simples de fazer, quando você começa comer não quer mais parar.


Bolo de casca de mamão



Ingredientes do bolo:


2 xícaras(chá) de cascas de mamão

1 xícara(chá) de água filtrada

2 ovos

1 colher(sopa) de soja

1 xícara e ½(chá) de açúcar cristal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó



Modo de fazer o bolo:

Leve as cascas ao fogo em panela com água. Deixe ferver, depois de frio, descarte a água do cozimento e bata no liquidificador com a xícara da água. Reserve. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata as gemas com o açúcar e o óleo e acrescente a casca de mamão batida. Junte a farinha aos poucos, às claras em neve e, por último, o fermento. Despeje em fôrma untada e leve para assar em forno médio pré-aquecido. Rende 30 porções

Farofão de arroz



Ingredientes :


1 cebola picada

2 dentes de alho picado

 ½ de xícara (chá) de óleo

2 tomates picados

~> 2 xícaras (chá) de talos e folhas de sua preferência, picados.

~> Sal e pimenta-do-reino a gosto

~> 2 xícaras (chá) de sobra de arroz cozido

~> 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca.



Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o tomate e deixe cozinhar. Coloque os talos e as folhas picados, tempere com sal e pimenta e refogue. Acrescente o arroz, a farinha e misture bem. Retire do fogo e sirva quente.


Pudim de pão sustentável



Ingredientes:

6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo);

2 xícaras de açúcar;

1l de leite;

100g de coco ralado;

5 ovos;

4 colheres de margarina;

Ingredientes para calda:

1 xícara de açúcar (para caramelar a forma)

Modo de preparar:
Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado – reserve.Bata na batedeira, os ovos a margarina l açúcar e o coco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não virar um massa líquida (como as massas de bolo)

Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado.

Torta de Vagem



Ingredientes :

-Sobrasde vagem cozida.

-3 ovos.

-1 Xícara (chá) de migalhas de pão

-2 Xícara (chá) de leite fervente

-1 Colher (café) de sal

-2 Colheres (sopa) de manteiga derretida



Modo de preparo :
Bata os ovos,junte o leite, o pão, o sal, a pimenta e a manteiga. Junte as vagens nem refratário untado com manteiga,derramado sobre ela e mistura de ovos. Asse a tortinha em forno quente durante 30 minutos.



Cuca de banana com casca de aveia.

Ingredientes da massa:

6 ovos

1 1/2 xícara de açúcar

200g de glucose de milho (ou mel)

150g de margarina

1 xícara de amido de milho

1 xícara de farinha de trigo

3 xícaras de farinha de aveia

1 xícara de leite

cascas de 5 bananas d'água

2 colheres de fermento químico

Para a farofa:

6 colheres de sopa de margarina

10 colheres de sopa de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

canela em pó à gosto



Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata no liquidificador: gemas, cascas das bananas, glucose de milho, leite e açúcar.
Coloque essa massa numa vasilha e acrescente os outros ingredientes, deixando as claras em neve e o fermento por último.

Prepare a farofa e reserve.

Num refratário untado e polvilhado coloque a massa. Sobre ela as bananas cortadas em rodelas, e por fim a farofa.

Leve ao forno pré aquecido a temperatura aproximada de 180° até dourar a farofa.

Bolo de Maçã com Casca


Ingredientes:

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

2 maçãs

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1colher (sopa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de canela



Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o óleo,o açúcar e a casca da maçã.
Juntar a farinha de trigo e o fermento em pó. Picaras maçãs e misturar com 2 colheres de sopa de açúcar e canela. Juntar a mistura já batida no liquidificador com os demais ingredientes.

Acrescentar as maçãs picadas.

Untar e polvilhar uma forma (Com buraco no meio).Leve para assar em forno pré-aquecido.

Depois de assar,desenforne e salpique canela e açúcar.



Bolinho de talos, folhas ou cascas.


Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas.

- 2 ovos.

- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.

- ½ cebola picada.

- 2 colheres (sopa) de água.

- Sal a gosto.

- Óleo para fritar.



Modo de preparo:
Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare: com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc.; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete etc.; ou cascas de chuchu. Obs.: No caso de talos de couve, couve-flor ou brócolis, recomenda-se dar uma pré fervura antes do preparo. Aproveite esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa, etc).


Torta salgada de casca de chuchu.



Ingredientes :

4 xícaras de chá de cascas de chuchu (higienizadas corretamente) picadas e cozidas

50g de queijo parmesão ralado

1xícara de chá de pão amanhecido

1cebola pequena

1colher de sopa de óleo

2 ovos inteiros

sal a gosto

Obs :

Pode acrescentar: atum, azeitona, tomate ou queijo e presunto picado.


Modo de preparo:
 Bata as cascas no liquidificador com os ovos, óleo e a cebola. Coloque a massa obtida numa travessa e acrescente os outros ingredientes. Unte um pirex pequeno com óleo. Despeje a massa e leve para assar até que fique dourada.


Suflê de Folhas

Ingredientes :

Duas xícaras de chá de folhas (de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, couve flor ou inhame, bem lavadas, picadas e cozidas).

1 xícara de chá de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de margarina ou óleo

3 ovos

Sal agosto.


Modo de preparo:
Misture o leite, a farinha de trigo e margarina ou o óleo. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo. Acrescente as gemas e as folhas já cozidas misturando bem. Coloque as claras em neve misturando cuidadosamente. Leve ao forno para assar em forma untada até dourar.

Valor nutricional: complexo B, vitaminas A e C, e fibras.


Bolo de casca de abóbora



Ingredientes :

2 xícaras de casca de abóbora (higienizada) picada

1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar

3/4 de xícara de chá de amido de milho

2 ovos

1 xícara de chá de óleo ou 200g de margarina

1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo(ou margarina). À parte, coloque numa tigela a farinha de trigo, o amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem. Despeje a massa num tabuleiro médio, untado e polvilhado. Asse em forno com temperatura média.



Pudim de Legumes



Ingredientes :

Sobras de legumes cozidos

1 copo de leite

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa)de amido de milho

3 colheres (sopa) de queijo ralado

4 ovos

2 colheres (sopa) de presunto picado

Sal a gosto.

Modo de preparo :
Coloque no liquidificador todos os legumes, o leite, os ovos, o amido de milho, sal e queijo ralado. Bata rapidamente. Coloque este creme num refratário untado, misture o presunto picado e leve ao formo médio por 30 minutos.


Patê de talos.

Ingredientes:


3 colheres (sopa) de talos de beterraba.

3 colheres (sopa) de talos de espinafre.

1 copo americano de ricota ou maionese.



Modo de preparo:


Bata os talos no liquidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.




Tomates Recheados com sobras de arroz.


Ingredientes:


1 xícara (chá) de sobras de arroz

2 colher (sopa) de salsa picada

2 ovos cozidos

2 colheres (sopa) de queijo ralado

6 tomates grandes

10 azeitonas verdes



Modo de preparo:

Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Misture o restante dos ingredientes e recheie os tomates.


Arroz de forno colorido.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 cebola picada

1 cenoura ralada

1 xícara de ervilha congelada

2 xícaras (chá) de molho de tomate

200 g de queijo mussarela picado em cubos

1 xícara (chá) de salsinha picada

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosseiramente

sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Leve ao fogo uma panela com a metade da manteiga e a cebola e refogue, sem parar de mexer, até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura, a ervilha, o arroz, o molho de tomate, a mussarela, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Cozinhe sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea. Retire do forno e reserve. Despeje a mistura num refratário quadrado de 20cm X 20cm, untado com a manteiga restante e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.



Patê de folhas de cenoura.


Ingredientes:

2 colheres/sopa de azeite

1 dente de alho picado

2 ramos de cenoura lavados e picados

2 xícaras de ricota

Sal a gosto

Suco de 1 limão

1/2 colher/café de curry ou orégano


Modo de preparo:

Refogue as folhas da cenoura bem picadas com azeite e o alho. Deixe cozinhar abafada por alguns minutos. Bata no liquidificador, a ricota, o sal, o limão e o curry ou orégano. Adicione as folhas de cenoura refogadas e bata até formar uma pasta lisa. Coloque em um pote de vidro tampado.



Bolo de casca de melancia


Ingredientes:


3 xícaras de chá de casca de melancia picada

1 lata de leite condensado

1/2 copo de leite

3 ovos

100 g de coco ralado

3 colheres de sopa de manteiga

3 xícaras de chá de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó quimico

1 colher de chá de corante alimentício verde

1 colher de corante alimentício amarela



Modo de Preparo:

Pegue as cascas de melancia, lave e pique em pedaços pequenos.

Bata no liquidificador com 1/2 copo de leite e reserve.

Na batedeira bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma.

Quando estiver bem firme misture a casca da melancia batida, o leite condensado, a manteiga e as 3 xícaras de trigo.

Bata até ficar homogêneo.

Coloque o coco ralado devagar.

Desligue a batedeira, coloque o fermento em pó e bata vagarosamente.

Depois de colocado o fermento divida em 2 partes iguais, em parte coloque o corante verde e mexa bem, na outra metade coloque o fermento amarelo e mexa bem

Unte a forma, coloque primeiro a massa verde e depois a massa amarela.

Leve para assar em forno quente por 45 minutos, espere esfriar e sirva.

Suco da luz do sol


Ingredientes:


1 maçã orgânica com casca picadinha e sem semente

1 pepino médio

3 folhas de couve ou outra hortaliça rica em clorofila

3 ramos de hortelã ou capim limão ou erva cidreira

1 mão de grãos germinados

1 raiz (gengibre, cenoura, etc..)

1 legume (batata doce, inhame, etc..)



Modo de preparo:

Coloque a maçã picadinha no liquidificador e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Coe e volte para o liquidificador. Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida. Varie as hortaliças sempre que possível e utilizando sempre as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida.
Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo.

Doce de Casca de Maracujá


Ingredientes:


500 gramas de açúcar

3 xícara(s) (chá) de água

1/2 xícara(s) (chá) de suco de maracujá

8 unidade(s) de casca de maracujá cortado em 4 (sentido do comprimento)



Modo de preparo:

Deixe as cascas de molho em água trocando a água (cerca de 3 vezes) para o doce de não amargar.
Leve ao fogo o açúcar, a água e os cravos até obter uma calda em ponto de fio fraco. Junte as pétalas de maracujá escorridas e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macias. Acrescente o suco de maracujá e cozinhe ate ferver. Quando atingir a fervura, cozinhe por mais 5 minutos. Sirva gelado.

Bolo de Casca de Pitanga.

Ingredientes:
- 300 ml de suco de pitanga

- 1 xícara de amido de milho

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de açúcar

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 4 ovos

- 1 colher de (chá) de essência de baunilha

Para o suco de pitanga

Bata um pacote de polpa de pitanga congelada com 1 1/2 copo de água e 1 colher (sopa) de açúcar


Modo de preparo:

Bata as gemas, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha de trigo e o amido de milho e junte à massa. Adicione o suco de pitanga, o fermento e, por último, as claras em neve. Coloque a massa em forma untada e asse de 30 a 40 minutos.


Bananada de casca



Ingredientes:

1 kg de casca de banana

1 kg de açúcar

1 1/2 xícara de água

1 sachê de gelatina sem sabor e incolor

Açúcar para passar nos doces

Margarina para untar



Modo de preparo:


Lave bem as cascas com água corrente e sabão de coco, uma a uma. Depois coloque em água clorada por 15 minutos (para cada litro de água filtrada colocar colher de sopa de cloro). Em seguida enxague-as.

Bata as cascas no liquidificador com 1 xícara de água filtrada. Se necessário pode acrescentar mais água. Leve as cascas batidas para uma panela, acrescente o açúcar e deixe cozinhar, mexendo sempre.

À parte, hidrate a gelatina com 1/2 xícara de água. quando o doce estiver começando a soltar do fundo da panela, acrescente a gelatina hidratada e deixe voltar ao ponto mexendo sempre para não queimar. Quando soltar da panela, retire do fogo e coloque em um recipiente untado com margarina.

Deixe esfriar e leve para a geladeira até o dia seguinte. Corte em pedaços e passe no açúcar. PRINCIPAIS NUTRIENTES: Fibra, Vitaminas A, B1 e B2, Niacina, Potássio, Riboflavina e Sacarose.

Farofa de folhas de cenoura

 
Ingredientes:


Algumas folhas de cenoura

Óleo, sal, alho, cebola, cheiro verde

2 ovos

Farinha de mandioca ou de milho.



Modo de Preparo:


Lavar bem as folhas e cortar bem fininho. Dourar, em óleo quente, a cebola batidinha e o alho socado. Adicionar as folhas e refogar. Juntar os ovos e misturar bem. Temperar com sal e cheiro verde picado. Colocar a farinha e misturar bem.


Enformado de Cenoura




Ingredientes:



-sobras de cenoura cozida

-2 ovos

-1gema

-1 xícara (chá) de creme de leite ligth

-manteiga para untar

-sal e pimenta-do-reino


Modo de preparo:


Passe a cenoura pelo processador,coloque-a em uma tigela e misture os ovos a gema e o creme de leite.Tempere com sal e pimenta.Junte um refratário com manteiga e coloque a mistura.Leve ao forno aproximadamente 30 minutos.


Pão de ramos e talos de cenoura.



Ingredientes:


2 Xícaras de folhas e talcos de cenoura cozidos.

1 Xícara de caldo das folhas cozidas.

1/2 Xícara de água.

1 Ovo.

1 Colher de chá de açúcar.

3 Colheres de chá de sal.

1 Tablete de fermento biológico.

3 Colheres de sopa de óleo.

4 1/2 Xícara de farinha de trigo.



Modo de preparo:



Bata no liquidificador as folhas e os talos com a água e o

caldo do cozimento. Junte o ovo, o açúcar e o sal, o

fermento e o óleo e misture bem. Numa vasilha, coloque

a farinha de trigo e despeje a mistura do

liquidificador. Amasse com as mãos até desgrudar. Cubra

com um pano e deixe a massa crescer até dobrar de

volume (cerca de 1 hora). Amasse novamente, abra com um

rolo e molde os pães, colocando em assadeira untada.

Deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve ao forno

pré aquecido (180º) e asse por, aproximadamente, 40

minutos.







Bolo de cascas de frutas sortidas.



Ingredientes:



-3 copos de cascas de frutas (goiaba, maça, banana, mamão);

-2 colheres (sopa) de margarina;

-2 colheres (sopa) de fermento em pó;

-3 ovos;

-2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;

-2 xícaras (chá) de leite;

-2 xícaras (chá) de açúcar mascavo.



Modo de preparo:



Primeiramente, bata no liquidificador as cascas das frutas lavadas e o leite e reserve em um recipiente. Em seguida, bata as claras em neve, as gemas, a margarina e o açúcar mascavo no liquidificador. Acrescentem nessa mistura as cascas com o leite já batidos, a farinha de trigo integral e o fermento e misture. Leve para assar em forma untada no forno pré-aquecido.

Torta de batata com folhas de cenoura.

Ingredientes:



5 batatas cozidas

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres/sopa de manteiga

Leite para dar ponto *

2 colheres/sopa de queijo parmesão



Recheio

Refogue as folhas da cenoura picadas com alho, cebola, pimentão e orégano. Reserve.



Modo de preparo:

Coloque no liquidificador as batatas cortadas junto com todos os ingredientes. Bata até a massa ficar com o ponto de massa de panqueca.

Unte uma forma e enfarinhe, coloque um pouco de massa, o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até que doure.



Se não quiser usar leite na massa substitua pelo caldo do cozimento da cenoura. A batata pode ser substituída por aipim ou inhame.







Suco de casca de abacaxi com hortelã.

Ingredientes:



1 prato (sobremesa) de folhas de hortelã

Cascas de 1 abacaxi picadas

1 e ½ litro de água gelada

Adoçante a gosto

Suco de 1 limão



Modo de preparo:



1. Bater no liquidificador as cascas de abacaxi com a hortelã e a água.

2. Coar e acrescentar o suco de limão com o açúcar.

Pizza Fingida.

Ingredientes:


3 pães franceses amanhecidos e fatiados;

1 xícara (chá) de molho de tomate;

2 ovos; cebola, salsinha e azeitonas picadas e sal a gosto.


Modo de preparo:


forre uma forma – não precisa untar – com as fatias de pão. Espalhe o molho sobre elas e ponha cebola, salsinha e azeitona. Na batedeira, faça claras em neve e, depois, bata as gemas junto. Cubra os pães com esse creme. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos

Bolinhos de sobras arroz assado.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) do arroz que sobrou do jantar;

1 colher (sopa) de cebola picada; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de salsinha picada;

2 ovos;

1 xícara (chá) de farinha de trigo; sal a gosto.

Modo de preparo:


Ponha tudo num pote e misture com as mãos até formar uma massa. Aí, faça bolinhos com ela. Unte uma forma com um pingo de óleo, coloque os bolinhos e asse em forno médio por 30 minutos.


Bolinho de casca de batata.


Ingredientes:



2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas.

2 xícaras de farinha de trigo.

2 colheres de salsinha picada.

Sal (o suficiente)

1 Colher (sobremesa) de fermento em pó

Óleo para fritar



Modo de preparo:



Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos ás colheradas.

Doce de Casca de Abacaxi com Coco
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi picada;
2 xícaras (chá) de açúcar;
1 pacote de 100 gramas de coco ralado;
1 colher (sopa) de margarina;
Cravo a gosto.
Preparo:
Descascar 1 abacaxi, lavar a casca com bucha para retirar as partes pontiagudas e ferver com um pouco de água (aproximadamente 15 minutos). Bater a mistura no liquidificador e coar. Levar ao fogo em uma panela a parte que ficou na peneira e acrescentar o açúcar, o coco, a margarina e o cravo, se quiser. Mexer sempre até desprender do fundo da panela. Para porcionar o doce utilizar uma colher de sopa.
Rendimento: 10 porções pequenas
Valor Nutricional: Fibras, Vitamina C, Gordura Insaturada
Valor calórico da porção: 123 kcal

.

GELATINA DE BETERRABA


Aproveite a água em que a beterraba foi cozida e faça uma deliciosa e nutritiva gelatina ofereça para as crianças como fonte de energia e ajuda a hidratar
INGREDIENTES:
500 ml de água em que foi cozida as beterrabas,
1 pacote de gelatina sem sabor,
1/2 copo de suco de limão
MODO DE PREPARO:
Bater a gelatina na água em que a beterraba foi cozida, ainda quente, misturar o suco de limão, bater um pouco e levar a geladeira em vasilha apropriada.

BOLO DE CASCA DE BANANA

4 cascas de banana nanicas picadas,
2 ovos,
½ xícara de óleo vegetal,
2 xícaras de chá de leite,
2 xícaras de chá de açúcar,
3 xícaras de chá de farinha de trigo,
1 colher de chá de canela em pó,
1 colher de sopa de fermento,
PREPARO:

Bata todos os pertences no liquidificador por 2 minutos,

Untar uma assadeira e assar por aproximadamente 30 minutos,

para variar o sabor Faça uma calda com 1 xícara de açúcar 1 xícara de água e raspas de um limão, deixe esfriar e jogue sobre o bolo.

PATÊ DE TALOS
1 xícara de talos de salsa ( pode ser substituido por talos de beterraba, ou espinafre),
1 copo americano de maionese
Preparo:
Bata os talos com 1 colher de sopa de maionese no liquidificador,
Misture a pasta obtida ao restante da maionese, conserve em geladeira e sirva com pães, torradas e biscoitos água e sal.
FAROFA COLORIDA DE FOLHAS DE BETERRABA
500g de farinha de milho em flocos,
2 xícaras de folha e talos de beterraba picadinha,
2 colheres de sopa de óleo,
1 cebola picada,
3 dentes de alho amassado,
2 colheres de sopa de salsinha,
½ xícara de água,
sal à gosto
PREPARO:
Aqueça o óleo junte o alho e a cebola,
Em seguida acrescente a beterraba e por ultimo a farinha de milho,
mexa e aos pouco acrescente a água até o ponto de farofa, misture a salsa e sirva.