Meu currículo interativo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vamos pensar no nosso futuro...Projeto sobre Alimentação Sustentável... Muito legal!!!!

Esse projeto eu elaborei em conjunto com minhas amigas de trabalho e admito que ficou muito bom, acredito sempre que a união faz a força e tendo várias idéias diferentes já que quatro cabeças pensam melhor que uma.

Agradeço de coração as amigas que eu tenho, Alexandra, Jovana e Sandra, que fizeram desse projeto um SUCESSO!!!!!!

Espero que gostem e postem um comentário. :-)




ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL.

Tema: RESTAURANTE SUSTENTÁVEL- ALIMENTAÇÃO COM BASE EM COMPONENTES SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS

NOME DO RESTAURANTE: ECOMIDA

Duração: Um mês e meio.

Objetivos:

  • Mostrar o que é a sustentabilidade, sua importância e o quanto é fácil alcançá-la.
  • Ressaltar à comunidade escolar a necessidade de uma alimentação saudável.
  • Demonstrar na prática que podemos comer alimentos saudáveis e gostosos plantando-os até em casa.
  • Fazer com que a família também participe do nosso projeto, fazendo parte efetivamente da vida escolar de seu filho(a).
  • Conscientizar as crianças de que os alimentos podem ser aproveitados em seu todo, desde a casca até sua semente.
  • Comprovar que a alimentação pode ser saborosa mesmo com alimentos que não fazem parte de redes de fast foods, redes essas que além de servir alimentos que fazem mal ao organismo ainda prejudicam a natureza com o excessivo uso de embalagens.
  • Reciclar produtos que poderiam mostrar insignificância ao ser humano, mas que realmente podem ser reutilizados com sabedoria e utilidade.
  • Mostras às crianças que desde pequenos, como eles, as pessoas podem preservar o meio em que vivem trazendo benefícios a si e também para gerações futuras.


Justificativa:

            A necessidade de um novo sujeito na sociedade em que visualize, reflita, conscientize e aja de forma a permitir uma vida saudável e sustentável propõe ao atual sistema educacional um novo paradigma diante a construção dos conhecimentos de nossos alunos, de maneira que ao desenvolver suas habilidades e capacidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais possibilite também ao mesmo a visão crítica e reflexiva perante o meio social em que está inserido.
            Desta maneira, diante a proposta da sustentabilidade escolar estendida à comunidade e família, o tema apresentado despertará ao grupo de alunos da turma do G5 e 1º ano do Ensino Fundamental I uma nova vertente ao que se refere cuidar e preservar o meio ambiente. Ou seja, abraçar a sustentabilidade está além da seleção de lixos, economia de água e luz, para que de fato os recursos que o planeta disponibiliza sejam renováveis, a mesma deve ser tomada como uma atitude contribuindo desta forma à formação de um cidadão consciente e reflexivo.
            Tal proposta tem por viés abrir as portas à família e compartilhar uma aprendizagem em que a construção de conhecimentos ocorre concomitantemente e parte do princípio de uma alimentação sustentável que tem como consistência a utilização de partes de alimentos que considerados não comestíveis são descartados.
 A vivência e a nova postura diante a sustentabilidade contribui e proporciona um processo de aprendizagem significativa ao aluno, corpo docente, família e comunidade.






 Etapas Previstas:

1ª etapa: Sondagem (o que é sustentabilidade para você?).

2ª etapa: Pedir a família que enviem para a escola notícias com fotos sobre sustentabilidade ( com esse material faremos um painel) e paralelamente passar os vídeos sobre o assunto para as crianças ( um vídeo por semana).

3ª etapa: Mostrar para os alunos a estrutura de um restaurante.

4ª etapa: Falar sobre a alimentação sustentável (saudável). Nesta ocasião teremos a visita da nutricionista da escola, Ingrid. (Convidá-la para vir na escola no dia 27/03)

 LISTA DE ATIVIDADES:

1ª Atividade: Iremos propor às famílias que façam em casa uma pequena horta plantando nela alface, agrião ou espinafre entre outros, que cultivem junto com a criança e ao fim possam colher e saborear o que foi plantado por eles. Vamos pedir que registrem essa etapa com fotos.

2ª Atividade: Confecção do “Livro de receitas sustentáveis”- as crianças irão anotar no livrinho 5 receitas sustentáveis que serão colocadas em prática na escola, são elas:
  • Brigadeiro de cenoura (A receita será feita no dia 01/04)
  • Bolo de casca de frutas (A receita será feita no dia 08/04)
  • Pudim de pão sustentável (A receita será feita no dia 15/04)
  • Suco de casca de abacaxi com hortelã (A receita será feita no dia 22/04)
  • Bolo de maçã (neste dia receberemos na escola o Anderson, esposo da Profª Jo, que irá fazer a receita com as crianças; a receita será feita no dia 29/04)

3ª Atividade: Com a ajuda da mãe da Profª Ale, vamos confeccionar aventais para as crianças utilizando TNT, as turmas irão customizar os aventais e o logotipo do restaurante com diversos materiais.

4ª Atividade: Pediremos aos pais que customizem em casa um avental para que eles possam usá-lo no dia da exposição no “Restaurante Sustentável”, enviaremos o logotipo para que seja colocado no avental.

5ª Atividade: Iremos confeccionar cadeiras para o Restaurante utilizando plástico bolha e jornal.

6ª Atividade: Confeccionaremos armários com caixotes de feira e tinta.

7ª Atividade: Confeccionaremos as mesas do Restaurante também com caixotes de feira.

8ª Atividades: Utilizaremos pratos, copos e talheres descartáveis para a degustação das receitas.

9ª Atividade: As famílias irão receber uma cartinha via agenda com uma missão muito importante: fazer uma culinária sustentável para que possam trazer para todos apreciarem no dia da exposição, vamos pedir para que esse momento seja registrado com fotos e montado em um cartaz para expormos no Restaurante, nesta atividade é de fundamental importância a participação e interação da criança também no ambiente familiar. A receita do que deve ser feito será enviada junto com a cartinha. As receitas serão selecionadas e anexadas ao projeto.

10ª Atividade: A turma do 1º ano irá confeccionar o “Menu” que ficará nas mesas.

11ª Atividade: As turmas do G5 irão confeccionar os “Menus dos pratos do dia” para colocarmos no cavalete na entrada do Restaurante.

12ª Atividade: A decoração do Restaurante Sustentável será feita com diversas sucatas que serão enfeitadas e customizadas pelas crianças.


EXPOSIÇÃO:

No dia da exposição montaremos um lindo restaurante sustentável, com o menu preparado especialmente pela família dos alunos.




Alimentação saudável e sustentável : Confira receitas especiais para crianças

Por Camila Kneip, nutricionista da ONG Banco de Alimentos

A infância é o período no qual nossos hábitos estão sendo formados; uma fase em que a adequação nutricional é essencial e tem estreita relação com o crescimento e o desenvolvimento infantil. Exatamente por essa disponibilidade infantil de aprender – e por sabermos que o ambiente familiar é um espaço que influencia diretamente a formação de valores, hábitos e estilos de vida –, a consciência moral e a criação de uma cultura sustentável devem ser inseridas pelos pais no cotidiano da criança o quanto antes. Nesse contexto, os pais devem incluir nesse aprendizado conceitos como alimentação saudável e sustentável; hábitos cultivados na infância e que podem permear a vida adulta.

E qual a melhor estratégia para enraizar tais hábitos? A resposta é muito simples… brincando! A cozinha é um espaço que proporciona esse ensinamento por meio do lúdico e do onírico. A brincadeira culinária e gastronômica abre espaço para trabalhar questões como o preconceito e a aceitação plena do alimento, ou seja, práticas de aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício. Pensando nisso, a ONG Banco de Alimentos sugere receitas infantis que têm por ingredientes folhas, cascas e talos de legumes e verduras, partes que normalmente vão para o lixo por total desconhecimento dos pais.

Receitas elaboradas por Aline Rissatto Teixeira, nutricionista e gastróloga da ONG Banco de Alimentos

RECEITAS SUSTENTÁVEIS… 

Aproveito esse espaço para trazer para vocês receitas saborosas, nutritivas e econômicas, que além de custarem muito pouco também ajudam o meio ambiente, pois trata-se de pratos produzidos à partir de partes de alimentos que geralmente são desprezadas.
Folhas de couve-flor, talos de agrião, cascas de abacaxi, talos de salsinha, cascas de bananas, folhas de beterraba e de cenoura. São algumas das partes dos vegetais que no dia -a- dia desprezamos por achar que são menos nutritivas, mas na verdade são essas partes muito ricas em vitaminas, fibras e proteínas de origem vegetal.
Essas sobras são jogadas fora nas feiras livres , onde podemos pegar sem nenhum custo.
Vale lembrar que essas partes dos vegetais, antes de serem utilizadas no preparo de pratos , precisam passar por um processo de higienização com hipoclorito a 2,5 % ,de maneira que fiquem limpas, livre de sujeiras e microrganismos.
O aproveitamento integral dos alimentos contribui não só com uma alimentação nutritiva e econômica mas também com o meio ambiente, pois essas cascas, folhas e talos de vegetais por muito tempo foram direto para o lixo e hoje podemos transformá-las em pratos gostosos e saudáveis.


Brigadeiro de casca de banana

Foto: Rogério Albuquerque

Ingredientes: uma lata de leite condensado; uma  colher de sopa de manteiga sem sal; quatro colheres de sopa de chocolate em pó; casca de três bananas picadinha; uma colher de sopa de farinha de trigo; chocolate granulado a gosto.

Passo 1
Higienize as cascas de banana em solução de hipoclorito de sódio.

Dica
Use essa fase para explicar à criança importância de higienizar os alimentos antes de utilizá-los nas receitas. É interessante que a criança aprenda que pode utilizar o alimento inteiro – até mesmo as partes que normalmente jogamos no lixo, como a casca da banana.

Passo 2
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Dica

Nesta fase, aproveite para soltar sua imaginação. Brinque, imitando uma moto ou um carro, algo bem divertido para fazer uma alusão com o barulho do liquidificador. Crie um momento de integração com o seu filho, pois essa é certamente a parte mais divertida do dia.

Passo 3
Coloque a mistura em uma panela média e leve ao fogo; mexa até que o brigadeiro solte do fundo da panela.

Dica
Este passo é o mais gostoso de todo o preparo. Não se esqueça de deixar o brigadeiro esfriar para que as crianças possam mexer sem problemas. A criatividade, nesse momento, pode ser desenvolvida! O brigadeiro pode ser servido em copinhos e colheres, além de confeitado de diversas maneiras.

Atenção!
Considerando que as crianças não devem mexer no fogão devido ao alto risco de acidentes, deixe-a  apenas observar este passo do preparo, que deve ser conduzido por um adulto.

Ideia
Essa receita além de saudável e saborosa, pois as cascas da banana são ricas em vitaminas C que pode prevenir gripes e resfriados e em potássio que fortalece os músculos contra câimbras. é também sustentável, porque não jogando as cascas da banana fora você e seu filho contribuem para diminuir o lixo orgânico.

Rendimento: 20 porções.

Revista PASSATEMPO INFANTIL da Gastronomia Sustentável é lançada.

Motivar as crianças para desde cedo ampliarem seu paladar e terem noções de alimentação saudável é um desafio para os profissionais de gastronomia. O ambiente dos restaurantes pelo que trazem de novidade e experiência é um palco importante para isso. Aproveitando aqueles momentos que antecedem o serviço da refeição, os restaurantes agora poderão oferecer uma publicação pensada especialmente para esta ocasião: a Revista Passatempo Infantil da Gastronomia Sustentável.
A revista oferece para as crianças as atividades de colorir, preencher os pontinhos, caçar palavras, estabelecer relações, completar palavras e desenhar. Todas estas recreações tem como fundo temas de alimentação saudável e sustentabilidade. São eles, entre outros:  importância do descarte correto do óleo, a origem  e procedência dos alimentos , os principais legumes e verduras, importância do peixe na alimentação e outros conteúdos.
O importante é a criança envolver-se com as informações da alimentação saudável de forma lúdica, de um jeito leve e divertido, atraindo seu interesse com naturalidade.  Maria Queirós, pedagoga e colaboradora do projeto, comenta:  “as crianças de hoje escutam e respeitam bem menos os conselhos vindos dos pais. Elas preferem encontrar por elas mesmas aquilo que desejam, preferem elas mesmas descobrirem e terem este mérito. Uma revista de passatempo com este perfil ajuda ela supostamente descobrir por si mesmo.”

O jornalista Sergio Lerrer, coordenador do movimento da Gastronomia Sustentável complementa: “aquele momento antes do serviço de refeição nos restaurantes, especialmente no final de semana, reúne as famílias compostas de pais e filhos em um momento pouco aproveitado. Quando a gente oferece a revista de passatempo infantil, é uma oportunidade estimulante para interagirem de forma livre e construtiva sobre conceitos de alimentação saudável e meio ambiente. E o restaurante proporcionando isso está firmando seu compromisso de ambiente familiar e comprometido com causas contemporâneas.”
Em um primeiro momento com tiragem limitada a publicação estará sendo distribuída em diversos restaurantes participantes da campanha da Gastronomia Sustentável. Porém restaurantes não inclusos no projeto mas interessados em ter a revista como material de trabalho em  seus estabelecimentos, como um brinde recreativo-ocupacional para as crianças junto de suas famílias freqüentadoras, podem adquirir lotes avulsos sob consulta pelo email: contato@gastronomiaverde.com.br ou telefonando para 11 4169.7156

CULINÁRIA SUSTENTÁVEL: Bolo de cascas de frutas.
 Ingredientes:
3 copos de cascas de frutas cruas (pêra, goiaba, maçã e manga);
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de fermento em pó;
3 ovos;
2 xícaras de farinha de trigo;
2 xícaras de leite;
2 xícaras de açúcar.
Modo de fazer:
No liquidificador coloque as cascas e o leite, bata e reserve. Bata as claras em neve, coloque as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas com o leite, a farinha e o fermento, misture bem. Leve para assar em forma untada no forno pré aquecido.
VOCÊ TERÁ UM BOLO RICO EM FIBRAS, VITAMINAS B1, B2, E B3, VITAMINA C E MINERAIS COMO O FERRO, POTÁSSIO E MAGNÉSIO.

BANANADA DE CASCA


Ingredientes:


• 1kg de casca de banana

• 1kg de açúcar

• ½ xícara de água

• 1 sache de gelatina sem sabor e incolor

• Açúcar para passar os doces

• Margarina para untar


Modo de preparo


Lave bem as cascas com água corrente e sabão de coco,uma a uma.Depois coloquem água clorada por 15 minutos(para cada litro de água filtrada colocar colher de sopa de cloro).

Em seguida enxague-as.

Bata as cascas no liquidificador com uma xícara de água filtrada. Se necessário pode acrescentar mais água.Leve as cascas para panela,acrescente o açucar deixe cozinhar,mexendo sempre.

À parte,hidrate a gelatina com meia xícara de água.Quando o doce estiver começando a se soltar do fundo da panela,acrescente a gelatina hidratada e deixe voltar ao ponto mexendo sempre para não queimar.

Quando soltar da panela,retire do fogo e coloque em um recipiente untado com margarina.Deixe esfriar e leve para a geladeira até o dia seguinte.


Doce de casca de laranja

Ingredientes:

- 6 laranjas

- Açúcar (o mesmo peso das cascas)

- Cravo e canela em pau a gosto



Modo de preparo:


1- Raspar (passar a faca) o sumo das laranjas

2- Retire a casca

3- Para retirar a casca, corte as laranjas em quatro e retire os gomos.

4- Use só a casca com a parte em branco

5- Deixar de molho em água de um dia para outro

6- Trocar a água várias vezes

7- Cortar as cascas pelo meio, depois em fatias finas

8- Põe em panela, cobre com água e ferve por mais ou menos 15 minutos

9- Escorrer a água

10- Pesar

11- Colocar o mesmo peso das cascas em quantidade de açúcar, o cravo e a canela.

12- Levar ao fogo para apurar

13- Simples de fazer, quando você começa comer não quer mais parar.


Bolo de casca de mamão



Ingredientes do bolo:


2 xícaras(chá) de cascas de mamão

1 xícara(chá) de água filtrada

2 ovos

1 colher(sopa) de soja

1 xícara e ½(chá) de açúcar cristal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó



Modo de fazer o bolo:

Leve as cascas ao fogo em panela com água. Deixe ferver, depois de frio, descarte a água do cozimento e bata no liquidificador com a xícara da água. Reserve. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata as gemas com o açúcar e o óleo e acrescente a casca de mamão batida. Junte a farinha aos poucos, às claras em neve e, por último, o fermento. Despeje em fôrma untada e leve para assar em forno médio pré-aquecido. Rende 30 porções

Farofão de arroz



Ingredientes :


1 cebola picada

2 dentes de alho picado

 ½ de xícara (chá) de óleo

2 tomates picados

~> 2 xícaras (chá) de talos e folhas de sua preferência, picados.

~> Sal e pimenta-do-reino a gosto

~> 2 xícaras (chá) de sobra de arroz cozido

~> 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca.



Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte o tomate e deixe cozinhar. Coloque os talos e as folhas picados, tempere com sal e pimenta e refogue. Acrescente o arroz, a farinha e misture bem. Retire do fogo e sirva quente.


Pudim de pão sustentável



Ingredientes:

6 Paezinhos amanhecidos (aqueles que costumamos jogar no lixo);

2 xícaras de açúcar;

1l de leite;

100g de coco ralado;

5 ovos;

4 colheres de margarina;

Ingredientes para calda:

1 xícara de açúcar (para caramelar a forma)

Modo de preparar:
Pique os paezinhos e misture com o leite ate ficar bem molhado – reserve.Bata na batedeira, os ovos a margarina l açúcar e o coco ralado, quando estiver cremoso, acrescente a mistura dos paezinhos com o leite, bata por 2 minutos em velocidade média para não virar um massa líquida (como as massas de bolo)

Coloque para assar em fogo médio em forma grande e caramelada até que fique dourado.

Torta de Vagem



Ingredientes :

-Sobrasde vagem cozida.

-3 ovos.

-1 Xícara (chá) de migalhas de pão

-2 Xícara (chá) de leite fervente

-1 Colher (café) de sal

-2 Colheres (sopa) de manteiga derretida



Modo de preparo :
Bata os ovos,junte o leite, o pão, o sal, a pimenta e a manteiga. Junte as vagens nem refratário untado com manteiga,derramado sobre ela e mistura de ovos. Asse a tortinha em forno quente durante 30 minutos.



Cuca de banana com casca de aveia.

Ingredientes da massa:

6 ovos

1 1/2 xícara de açúcar

200g de glucose de milho (ou mel)

150g de margarina

1 xícara de amido de milho

1 xícara de farinha de trigo

3 xícaras de farinha de aveia

1 xícara de leite

cascas de 5 bananas d'água

2 colheres de fermento químico

Para a farofa:

6 colheres de sopa de margarina

10 colheres de sopa de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

canela em pó à gosto



Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata no liquidificador: gemas, cascas das bananas, glucose de milho, leite e açúcar.
Coloque essa massa numa vasilha e acrescente os outros ingredientes, deixando as claras em neve e o fermento por último.

Prepare a farofa e reserve.

Num refratário untado e polvilhado coloque a massa. Sobre ela as bananas cortadas em rodelas, e por fim a farofa.

Leve ao forno pré aquecido a temperatura aproximada de 180° até dourar a farofa.

Bolo de Maçã com Casca


Ingredientes:

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

2 maçãs

2 xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1colher (sopa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de canela



Modo de Preparo:
Bater no liquidificador os ovos, o óleo,o açúcar e a casca da maçã.
Juntar a farinha de trigo e o fermento em pó. Picaras maçãs e misturar com 2 colheres de sopa de açúcar e canela. Juntar a mistura já batida no liquidificador com os demais ingredientes.

Acrescentar as maçãs picadas.

Untar e polvilhar uma forma (Com buraco no meio).Leve para assar em forno pré-aquecido.

Depois de assar,desenforne e salpique canela e açúcar.



Bolinho de talos, folhas ou cascas.


Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavadas e picadas.

- 2 ovos.

- 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.

- ½ cebola picada.

- 2 colheres (sopa) de água.

- Sal a gosto.

- Óleo para fritar.



Modo de preparo:
Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Prepare: com talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc.; folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete etc.; ou cascas de chuchu. Obs.: No caso de talos de couve, couve-flor ou brócolis, recomenda-se dar uma pré fervura antes do preparo. Aproveite esta água do cozimento dos talos para outras preparações (arroz, sopa, etc).


Torta salgada de casca de chuchu.



Ingredientes :

4 xícaras de chá de cascas de chuchu (higienizadas corretamente) picadas e cozidas

50g de queijo parmesão ralado

1xícara de chá de pão amanhecido

1cebola pequena

1colher de sopa de óleo

2 ovos inteiros

sal a gosto

Obs :

Pode acrescentar: atum, azeitona, tomate ou queijo e presunto picado.


Modo de preparo:
 Bata as cascas no liquidificador com os ovos, óleo e a cebola. Coloque a massa obtida numa travessa e acrescente os outros ingredientes. Unte um pirex pequeno com óleo. Despeje a massa e leve para assar até que fique dourada.


Suflê de Folhas

Ingredientes :

Duas xícaras de chá de folhas (de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, couve flor ou inhame, bem lavadas, picadas e cozidas).

1 xícara de chá de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de margarina ou óleo

3 ovos

Sal agosto.


Modo de preparo:
Misture o leite, a farinha de trigo e margarina ou o óleo. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo. Acrescente as gemas e as folhas já cozidas misturando bem. Coloque as claras em neve misturando cuidadosamente. Leve ao forno para assar em forma untada até dourar.

Valor nutricional: complexo B, vitaminas A e C, e fibras.


Bolo de casca de abóbora



Ingredientes :

2 xícaras de casca de abóbora (higienizada) picada

1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar

3/4 de xícara de chá de amido de milho

2 ovos

1 xícara de chá de óleo ou 200g de margarina

1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas, ovos e óleo(ou margarina). À parte, coloque numa tigela a farinha de trigo, o amido de milho, açúcar e fermento. Junte a mistura do liquidificador e mexa bem. Despeje a massa num tabuleiro médio, untado e polvilhado. Asse em forno com temperatura média.



Pudim de Legumes



Ingredientes :

Sobras de legumes cozidos

1 copo de leite

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa)de amido de milho

3 colheres (sopa) de queijo ralado

4 ovos

2 colheres (sopa) de presunto picado

Sal a gosto.

Modo de preparo :
Coloque no liquidificador todos os legumes, o leite, os ovos, o amido de milho, sal e queijo ralado. Bata rapidamente. Coloque este creme num refratário untado, misture o presunto picado e leve ao formo médio por 30 minutos.


Patê de talos.

Ingredientes:


3 colheres (sopa) de talos de beterraba.

3 colheres (sopa) de talos de espinafre.

1 copo americano de ricota ou maionese.



Modo de preparo:


Bata os talos no liquidificador com 1 colher (sopa) de ricota ou maionese. Misture a pasta obtida com o restante da ricota ou maionese. Conserve em geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.




Tomates Recheados com sobras de arroz.


Ingredientes:


1 xícara (chá) de sobras de arroz

2 colher (sopa) de salsa picada

2 ovos cozidos

2 colheres (sopa) de queijo ralado

6 tomates grandes

10 azeitonas verdes



Modo de preparo:

Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Misture o restante dos ingredientes e recheie os tomates.


Arroz de forno colorido.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de sobras de arroz cozido

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 cebola picada

1 cenoura ralada

1 xícara de ervilha congelada

2 xícaras (chá) de molho de tomate

200 g de queijo mussarela picado em cubos

1 xícara (chá) de salsinha picada

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosseiramente

sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Leve ao fogo uma panela com a metade da manteiga e a cebola e refogue, sem parar de mexer, até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura, a ervilha, o arroz, o molho de tomate, a mussarela, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Cozinhe sem parar de mexer, até obter uma mistura homogênea. Retire do forno e reserve. Despeje a mistura num refratário quadrado de 20cm X 20cm, untado com a manteiga restante e polvilhe o queijo parmesão. Leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.



Patê de folhas de cenoura.


Ingredientes:

2 colheres/sopa de azeite

1 dente de alho picado

2 ramos de cenoura lavados e picados

2 xícaras de ricota

Sal a gosto

Suco de 1 limão

1/2 colher/café de curry ou orégano


Modo de preparo:

Refogue as folhas da cenoura bem picadas com azeite e o alho. Deixe cozinhar abafada por alguns minutos. Bata no liquidificador, a ricota, o sal, o limão e o curry ou orégano. Adicione as folhas de cenoura refogadas e bata até formar uma pasta lisa. Coloque em um pote de vidro tampado.



Bolo de casca de melancia


Ingredientes:


3 xícaras de chá de casca de melancia picada

1 lata de leite condensado

1/2 copo de leite

3 ovos

100 g de coco ralado

3 colheres de sopa de manteiga

3 xícaras de chá de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó quimico

1 colher de chá de corante alimentício verde

1 colher de corante alimentício amarela



Modo de Preparo:

Pegue as cascas de melancia, lave e pique em pedaços pequenos.

Bata no liquidificador com 1/2 copo de leite e reserve.

Na batedeira bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma.

Quando estiver bem firme misture a casca da melancia batida, o leite condensado, a manteiga e as 3 xícaras de trigo.

Bata até ficar homogêneo.

Coloque o coco ralado devagar.

Desligue a batedeira, coloque o fermento em pó e bata vagarosamente.

Depois de colocado o fermento divida em 2 partes iguais, em parte coloque o corante verde e mexa bem, na outra metade coloque o fermento amarelo e mexa bem

Unte a forma, coloque primeiro a massa verde e depois a massa amarela.

Leve para assar em forno quente por 45 minutos, espere esfriar e sirva.

Suco da luz do sol


Ingredientes:


1 maçã orgânica com casca picadinha e sem semente

1 pepino médio

3 folhas de couve ou outra hortaliça rica em clorofila

3 ramos de hortelã ou capim limão ou erva cidreira

1 mão de grãos germinados

1 raiz (gengibre, cenoura, etc..)

1 legume (batata doce, inhame, etc..)



Modo de preparo:

Coloque a maçã picadinha no liquidificador e use o pepino como socador até que o primeiro líquido se forme. Coe e volte para o liquidificador. Acrescente os grãos germinados, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida. Varie as hortaliças sempre que possível e utilizando sempre as de produção orgânica. Coe num coador de pano e beba logo em seguida.
Em pouco tempo esse suco se transforma em hemoglobina dentro do nosso corpo.

Doce de Casca de Maracujá


Ingredientes:


500 gramas de açúcar

3 xícara(s) (chá) de água

1/2 xícara(s) (chá) de suco de maracujá

8 unidade(s) de casca de maracujá cortado em 4 (sentido do comprimento)



Modo de preparo:

Deixe as cascas de molho em água trocando a água (cerca de 3 vezes) para o doce de não amargar.
Leve ao fogo o açúcar, a água e os cravos até obter uma calda em ponto de fio fraco. Junte as pétalas de maracujá escorridas e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até ficarem macias. Acrescente o suco de maracujá e cozinhe ate ferver. Quando atingir a fervura, cozinhe por mais 5 minutos. Sirva gelado.

Bolo de Casca de Pitanga.

Ingredientes:
- 300 ml de suco de pitanga

- 1 xícara de amido de milho

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 1 xícara de açúcar

- 2 colheres (sopa) de manteiga

- 1 colher (sopa) de fermento em pó

- 4 ovos

- 1 colher de (chá) de essência de baunilha

Para o suco de pitanga

Bata um pacote de polpa de pitanga congelada com 1 1/2 copo de água e 1 colher (sopa) de açúcar


Modo de preparo:

Bata as gemas, a manteiga, o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha de trigo e o amido de milho e junte à massa. Adicione o suco de pitanga, o fermento e, por último, as claras em neve. Coloque a massa em forma untada e asse de 30 a 40 minutos.


Bananada de casca



Ingredientes:

1 kg de casca de banana

1 kg de açúcar

1 1/2 xícara de água

1 sachê de gelatina sem sabor e incolor

Açúcar para passar nos doces

Margarina para untar



Modo de preparo:


Lave bem as cascas com água corrente e sabão de coco, uma a uma. Depois coloque em água clorada por 15 minutos (para cada litro de água filtrada colocar colher de sopa de cloro). Em seguida enxague-as.

Bata as cascas no liquidificador com 1 xícara de água filtrada. Se necessário pode acrescentar mais água. Leve as cascas batidas para uma panela, acrescente o açúcar e deixe cozinhar, mexendo sempre.

À parte, hidrate a gelatina com 1/2 xícara de água. quando o doce estiver começando a soltar do fundo da panela, acrescente a gelatina hidratada e deixe voltar ao ponto mexendo sempre para não queimar. Quando soltar da panela, retire do fogo e coloque em um recipiente untado com margarina.

Deixe esfriar e leve para a geladeira até o dia seguinte. Corte em pedaços e passe no açúcar. PRINCIPAIS NUTRIENTES: Fibra, Vitaminas A, B1 e B2, Niacina, Potássio, Riboflavina e Sacarose.

Farofa de folhas de cenoura

 
Ingredientes:


Algumas folhas de cenoura

Óleo, sal, alho, cebola, cheiro verde

2 ovos

Farinha de mandioca ou de milho.



Modo de Preparo:


Lavar bem as folhas e cortar bem fininho. Dourar, em óleo quente, a cebola batidinha e o alho socado. Adicionar as folhas e refogar. Juntar os ovos e misturar bem. Temperar com sal e cheiro verde picado. Colocar a farinha e misturar bem.


Enformado de Cenoura




Ingredientes:



-sobras de cenoura cozida

-2 ovos

-1gema

-1 xícara (chá) de creme de leite ligth

-manteiga para untar

-sal e pimenta-do-reino


Modo de preparo:


Passe a cenoura pelo processador,coloque-a em uma tigela e misture os ovos a gema e o creme de leite.Tempere com sal e pimenta.Junte um refratário com manteiga e coloque a mistura.Leve ao forno aproximadamente 30 minutos.


Pão de ramos e talos de cenoura.



Ingredientes:


2 Xícaras de folhas e talcos de cenoura cozidos.

1 Xícara de caldo das folhas cozidas.

1/2 Xícara de água.

1 Ovo.

1 Colher de chá de açúcar.

3 Colheres de chá de sal.

1 Tablete de fermento biológico.

3 Colheres de sopa de óleo.

4 1/2 Xícara de farinha de trigo.



Modo de preparo:



Bata no liquidificador as folhas e os talos com a água e o

caldo do cozimento. Junte o ovo, o açúcar e o sal, o

fermento e o óleo e misture bem. Numa vasilha, coloque

a farinha de trigo e despeje a mistura do

liquidificador. Amasse com as mãos até desgrudar. Cubra

com um pano e deixe a massa crescer até dobrar de

volume (cerca de 1 hora). Amasse novamente, abra com um

rolo e molde os pães, colocando em assadeira untada.

Deixe crescer novamente por mais 1 hora. Leve ao forno

pré aquecido (180º) e asse por, aproximadamente, 40

minutos.







Bolo de cascas de frutas sortidas.



Ingredientes:



-3 copos de cascas de frutas (goiaba, maça, banana, mamão);

-2 colheres (sopa) de margarina;

-2 colheres (sopa) de fermento em pó;

-3 ovos;

-2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral;

-2 xícaras (chá) de leite;

-2 xícaras (chá) de açúcar mascavo.



Modo de preparo:



Primeiramente, bata no liquidificador as cascas das frutas lavadas e o leite e reserve em um recipiente. Em seguida, bata as claras em neve, as gemas, a margarina e o açúcar mascavo no liquidificador. Acrescentem nessa mistura as cascas com o leite já batidos, a farinha de trigo integral e o fermento e misture. Leve para assar em forma untada no forno pré-aquecido.

Torta de batata com folhas de cenoura.

Ingredientes:



5 batatas cozidas

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres/sopa de manteiga

Leite para dar ponto *

2 colheres/sopa de queijo parmesão



Recheio

Refogue as folhas da cenoura picadas com alho, cebola, pimentão e orégano. Reserve.



Modo de preparo:

Coloque no liquidificador as batatas cortadas junto com todos os ingredientes. Bata até a massa ficar com o ponto de massa de panqueca.

Unte uma forma e enfarinhe, coloque um pouco de massa, o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar até que doure.



Se não quiser usar leite na massa substitua pelo caldo do cozimento da cenoura. A batata pode ser substituída por aipim ou inhame.







Suco de casca de abacaxi com hortelã.

Ingredientes:



1 prato (sobremesa) de folhas de hortelã

Cascas de 1 abacaxi picadas

1 e ½ litro de água gelada

Adoçante a gosto

Suco de 1 limão



Modo de preparo:



1. Bater no liquidificador as cascas de abacaxi com a hortelã e a água.

2. Coar e acrescentar o suco de limão com o açúcar.

Pizza Fingida.

Ingredientes:


3 pães franceses amanhecidos e fatiados;

1 xícara (chá) de molho de tomate;

2 ovos; cebola, salsinha e azeitonas picadas e sal a gosto.


Modo de preparo:


forre uma forma – não precisa untar – com as fatias de pão. Espalhe o molho sobre elas e ponha cebola, salsinha e azeitona. Na batedeira, faça claras em neve e, depois, bata as gemas junto. Cubra os pães com esse creme. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos

Bolinhos de sobras arroz assado.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) do arroz que sobrou do jantar;

1 colher (sopa) de cebola picada; 1 dente de alho picado; 2 colheres (sopa) de salsinha picada;

2 ovos;

1 xícara (chá) de farinha de trigo; sal a gosto.

Modo de preparo:


Ponha tudo num pote e misture com as mãos até formar uma massa. Aí, faça bolinhos com ela. Unte uma forma com um pingo de óleo, coloque os bolinhos e asse em forno médio por 30 minutos.


Bolinho de casca de batata.


Ingredientes:



2 xícaras de casca de batata cozidas e batidas.

2 xícaras de farinha de trigo.

2 colheres de salsinha picada.

Sal (o suficiente)

1 Colher (sobremesa) de fermento em pó

Óleo para fritar



Modo de preparo:



Ferver as cascas de batata e bater no liquidificador. Colocar a massa numa tigela, acrescentar os ovos, a farinha, o sal e o fermento. Misturar bem. Aquecer o óleo e fritar os bolinhos ás colheradas.

Doce de Casca de Abacaxi com Coco
Ingredientes:
Casca de 1 abacaxi picada;
2 xícaras (chá) de açúcar;
1 pacote de 100 gramas de coco ralado;
1 colher (sopa) de margarina;
Cravo a gosto.
Preparo:
Descascar 1 abacaxi, lavar a casca com bucha para retirar as partes pontiagudas e ferver com um pouco de água (aproximadamente 15 minutos). Bater a mistura no liquidificador e coar. Levar ao fogo em uma panela a parte que ficou na peneira e acrescentar o açúcar, o coco, a margarina e o cravo, se quiser. Mexer sempre até desprender do fundo da panela. Para porcionar o doce utilizar uma colher de sopa.
Rendimento: 10 porções pequenas
Valor Nutricional: Fibras, Vitamina C, Gordura Insaturada
Valor calórico da porção: 123 kcal

.

GELATINA DE BETERRABA


Aproveite a água em que a beterraba foi cozida e faça uma deliciosa e nutritiva gelatina ofereça para as crianças como fonte de energia e ajuda a hidratar
INGREDIENTES:
500 ml de água em que foi cozida as beterrabas,
1 pacote de gelatina sem sabor,
1/2 copo de suco de limão
MODO DE PREPARO:
Bater a gelatina na água em que a beterraba foi cozida, ainda quente, misturar o suco de limão, bater um pouco e levar a geladeira em vasilha apropriada.

BOLO DE CASCA DE BANANA

4 cascas de banana nanicas picadas,
2 ovos,
½ xícara de óleo vegetal,
2 xícaras de chá de leite,
2 xícaras de chá de açúcar,
3 xícaras de chá de farinha de trigo,
1 colher de chá de canela em pó,
1 colher de sopa de fermento,
PREPARO:

Bata todos os pertences no liquidificador por 2 minutos,

Untar uma assadeira e assar por aproximadamente 30 minutos,

para variar o sabor Faça uma calda com 1 xícara de açúcar 1 xícara de água e raspas de um limão, deixe esfriar e jogue sobre o bolo.

PATÊ DE TALOS
1 xícara de talos de salsa ( pode ser substituido por talos de beterraba, ou espinafre),
1 copo americano de maionese
Preparo:
Bata os talos com 1 colher de sopa de maionese no liquidificador,
Misture a pasta obtida ao restante da maionese, conserve em geladeira e sirva com pães, torradas e biscoitos água e sal.
FAROFA COLORIDA DE FOLHAS DE BETERRABA
500g de farinha de milho em flocos,
2 xícaras de folha e talos de beterraba picadinha,
2 colheres de sopa de óleo,
1 cebola picada,
3 dentes de alho amassado,
2 colheres de sopa de salsinha,
½ xícara de água,
sal à gosto
PREPARO:
Aqueça o óleo junte o alho e a cebola,
Em seguida acrescente a beterraba e por ultimo a farinha de milho,
mexa e aos pouco acrescente a água até o ponto de farofa, misture a salsa e sirva.


 





Um comentário:

  1. oi flor vim da parabens pro seu blog bjsss mil no coração
    ja vous eguir seu blog bjss

    ResponderExcluir