Meu currículo interativo.

sábado, 25 de agosto de 2012

Como ajudar as crianças a entenderem regras?????

 

Essa era a minha dúvida a mais ou menos uns três anos, já  que comecei a dar aula para uma turminha muito agitada e sem limites, mas não queria usar métodos que colocassem medo nas crianças, pois além de ser anti pedagógico, eu não fiz faculdade para isso e sim para ajudar as crianças a enxergarem o mundo de uma forma especial e sem trauma.
Já que eu estava tendo diversos problemas com as crianças, a psicóloga da escola na época, me emprestou uma revista que falava sobre um painel e eu o uso até como forma de aprendizado, já que os alunos é que fazem uma auto avaliação de seu dia, os adultos só os auxiliam.
O PAINEL DO AMIGO  funciona assim:

A escolha das regras é elaborada em grupo, pois todos deverão saber quais são. Elas são divididas em rostinho feliz e triste, situações que podem ocorrer e outras que não serão permitidas.

 Depois é feito o painel com o nome das crianças, com os dias da semana, ficará como uma tabela.






A criança ganha rostinho feliz quando fez todas as regras direitinho e principalmente não bateu em nenhum dos seus amiguinhos. Esse rostinho é feito de EVA e facilmente encontrado em qualquer loja que contenha decorações para festa.


Para aquela criança que só cumpriu algumas regras,mas mesmo assim não bateu no amigo é colocado no painel um balãozinho ou qualquer outro objeto simbolizando a mesma idéia.

A criança que bateu ou fez não cumpriu nenhuma das regras estabelecidas ganhará um rostinho triste que fiz com papel mesmo.



As crianças que obtiverem quatro carinhas felizes durante a semana ganharão algum tipo de prêmio na sexta feira, simbolizando que quando somos legais e respeitamos nossos amigos, nós só temos a ganhar, mas se batemos e machucamos eles recebemos coisas ruins ou até perdemos sua amizade por causa do nosso comportamento.
Toda semana tento oferecer aos alunos objetos diferentes, mas o pirulito ou a bala, não falta para nenhum, pois pelo menos valeu a tentativa de participar e um docinho é sempre bom, como se fosse um pouquinho do nosso carinho.
Lembrando que as crianças fazem sua auto avaliação e são elas que colocam a sua carinha ou balão, o adulto só auxilia fazendo a criança lembrar do que aconteceu e das regras.
Esse painel é sempre feito de forma positiva e não pode ser encarado como uma punição para a criança, mas sim uma chance de fazer as coisas certas e dentro das regras respeitando o seu colega, pois no mundo devemos respeitar o nosso próximo e desde pequenas as crianças devem entender esse conceito.
Esse painel pode ser usado também em casa com os pais usando o mesmo passo a passo.

O painel parece bobinho, mas dá muito certo já usei ele umas duas vezes e foi uma experiência muito boa.

Eu recomendo.

Espero ter ajudado. 

 S2  Faço o possível e  tento fazer o  impossível para cumprir a missão de educadora, escolhi essa vida maravilhosa que tenho e não me arrependo de ajudar a construir seres humanos que possam ser plenamente felizes e fazerem as pessoas ao seu redor felizes também. S2

Abraços a todos e até a próxima postagem.


2 comentários:

  1. Karen, AMEI esse painel!!!! Pretendo usá-lo aqui em casa! bjsssss,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sidineia, faz sim, pq dá certo e é bem legal...bjos e obrigada pelo comentário... :-)

      Excluir