Meu currículo interativo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sucatoteca. O que é isso????

Eu adoro fazer arte e consequentemente não tem como falar de artes plásticas sem  falar das sucatas, então, aí vai alguns textos bem legais sobre o assunto "SUCATOTECA".

SUCATOTECA

   OBJETIVOS:
  Contribuir para economia dos recursos naturais, energia, água e matérias primas e para a preservação do meio ambiente. Sensibilizar as crianças para a utilização de materiais recicláveis.
  Incentivar a valorização do brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional.
  Despertar a criatividade, visando á descoberta, á exploração e á manipulação de materiais alternativos.
   
SUCATA: 

São materias que perderam seu uso original,[material] que se quebrou, que não serve mais, que não tem significado…coisas aparentemente inúteis, mas que servem para brincar, para dar nova forma e sentido.
  A reutilização de materiais recicláveis utilizados para ensinar brincando e reciclando prepara a criança, desenvolvendo, por meio dessas atividades, o seu crescimento psicomotor, possibilitando a criança explorar o meio em que vive e consequentemente o mundo.
  
SUCATOTECA:
  É um ambiente onde nasce a invenção e a imaginação, onde o uso de materiais recicláveis oportuniza a construção de objetos que, aliados ao imaginário, transformam lixo em brinquedos e jogos lúdicos pedagógicos.
  Trabalhar com sucata é desenvolver a criatividade para a busca do novo, é despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o verdadeiro sentido de existir: brincar.
   
RECICLAGEM:
   
Reciclar é retornar os produtos usados ao ciclo de produção industrial, agrícola ou artesanal, passando por um processo de transformação reutilizando aquilo que foi extraído da natureza. 
  
Vantagens da reciclagem:
  
☻Reduz o volume de difícil degradação. 
☻Prolonga a Vida útil de aterros sanitários. 
☻Evita o desperdício. 
☻Contribui para preservação do meio ambiente.
   
COLETA SELETIVA:
  É a separação devida do lixo a ser reciclado, depositando-os em lixeiras própria para cada tipo de lixo.  

ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: Cerâmica, curativo, cristal, Fotografia,isopor, lixa, espuma, embalagens a vácuo, PAPEL: carbono, plastificado, de fax, celofane e higiênico. 

 Porque trabalhar com a reciclagem:
  
Ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente. Lidam com possibilidades de se aprender,permitindo a aquisição de conhecimentos, que se movimentam em direção ao saber. Permite construir brinquedos e jogos, que possui inúmeros significado, definindo a importância do brincar.
  Como trabalhar os materiais recicláveis na Educação Infantil e Anos Iniciais.
  O professor pode desenvolver uma programação de Educação Ambiental que envolva toda comunidade escolar, que contribua para minimizar os graves problemas relacionados a lixo. Apresentar os materiais recicláveis, confeccionar jogos e brinquedos, socializando com eles a sua importância.
  O professor deve ter uma formação continuada, criando novas situações de aprendizagem e planejar suas aulas visando a realidade dos seus alunos.  Segundo o texto professor escavador de Miriam C. Martins e Gisa Picosque, “Um professor que mantém vivo a curiosidade, que gosta de estudar, investigar imagens para sua prática na sala de aula e levar seus alunos ao encontro com a linguagem da arte sem forçar uma construção de sentido “correto” ou único, veste sandálias de professor-pesquisador…” 
  O professor deve atuar como um “estudante”, compartilhando com os alunos suas idéias, dúvidas, explicações e forma de pesquisar e criar. De acordo com Rubens Alves: “Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”. 
  
Referência Bibliográfica:
  
REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set. 2001. HÚMER, Neuza Silveira e colaboradores. CEDIC, Vol. 1. MARTINS, Mirian Celeste e Picosque, Gisa. O professor-escavador de sentidos. LAGO, Samuel Ramos e Meirelles, Érica.  3º ano Ciências:    Ensino Fundamental: 3º ed. São Paulo: IBEP, 2003. (Coleção vitória-régia). 







Essas páginas eu digitalizei da revista Professor Sassá, ano II nº 38.

Espero que gostem desse assunto, pois eu me interesso demais. : -)

7 comentários:

  1. Gostei muito de seu artigo gostaria de mais detalhes sobre a revista Professor Sassá: quem assina o artigo? Mês e ano da publicação? Você tem como postar o artigo digitalizado desta: REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set. 2001, citada em suas referencias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento estou sem impressora, mas quando comprar irei lhe enviar com prazer, passe-me somente o seu e-mail...obrigada Karen

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Karen!
    Não estou conseguindo ver o ano da publicação da revista do professor Sassá. No interior dela tem o ano?
    Se tiver por favor, envie-me.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite Daniela o ano é 2012 e a Edição: 38
      Código: 302087, vc acha para vender no site da editora minuano...espero que tenha te ajudado...abraços:-)

      Excluir
  4. Olá Karen, tudo bem?
    Sou aluno do Instituto Federal do Paraná, em Coronel Vivida. Estou desenvolvendo um projeto de iniciação científica e propus a criação de uma sucatoteca em nosso campus. Tenho que montar o referencial teórico e bibliográfico. Entretanto, tenho encontrado dificuldades quanto às bibliografias. Você teria algumas para me indicar? Desde já agradeço enormemente. Abraços. Joabe Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, utilizei o email do meu orientador, que era do google. Se puder, pode responder joaberodrigues2015@hotmail.com. Abraços

      Excluir