Eu adoro fazer arte e consequentemente não tem como falar de artes plásticas sem falar das sucatas, então, aí vai alguns textos bem legais sobre o assunto "SUCATOTECA".
SUCATOTECA
OBJETIVOS:
■Contribuir para economia dos recursos naturais, energia, água e matérias primas e para a preservação do meio ambiente. ■ Sensibilizar as crianças para a utilização de materiais recicláveis.
■ Incentivar a valorização do brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional.
■ Despertar a criatividade, visando á descoberta, á exploração e á manipulação de materiais alternativos.
■ Despertar a criatividade, visando á descoberta, á exploração e á manipulação de materiais alternativos.
SUCATA:
São materias que perderam seu uso original,[material] que se quebrou, que não serve mais,
que não tem significado…coisas aparentemente inúteis, mas que servem
para brincar, para dar nova forma e sentido.
A
reutilização de materiais recicláveis utilizados para ensinar brincando e
reciclando prepara a criança, desenvolvendo, por meio dessas
atividades, o seu crescimento psicomotor, possibilitando a criança
explorar o meio em que vive e consequentemente o mundo.
SUCATOTECA:
É um
ambiente onde nasce a invenção e a imaginação, onde o uso de materiais
recicláveis oportuniza a construção de objetos que, aliados ao
imaginário, transformam lixo em brinquedos e jogos lúdicos pedagógicos.
Trabalhar
com sucata é desenvolver a criatividade para a busca do novo, é
despertar a emoção e o imaginário para fazer dessa construção o
verdadeiro sentido de existir: brincar.
RECICLAGEM:
Reciclar é retornar os produtos usados ao ciclo de produção industrial, agrícola ou artesanal, passando por um processo de transformação reutilizando aquilo que foi extraído da natureza.
Vantagens da reciclagem:
☻Reduz o
volume de difícil degradação.
☻Prolonga a Vida útil de aterros
sanitários.
☻Evita o desperdício.
☻Contribui para preservação do meio
ambiente.
COLETA SELETIVA:
É a separação devida do lixo a ser reciclado, depositando-os em lixeiras própria para cada tipo de lixo.
ALGUNS MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: Cerâmica, curativo, cristal, Fotografia,isopor, lixa, espuma, embalagens a vácuo, PAPEL: carbono, plastificado, de fax, celofane e higiênico.
Porque trabalhar com a reciclagem:
Ajuda a
diminuir a poluição do meio ambiente. Lidam com possibilidades de se
aprender,permitindo a aquisição de conhecimentos, que se movimentam em
direção ao saber. Permite construir brinquedos e jogos, que possui
inúmeros significado, definindo a importância do brincar.
Como trabalhar os materiais recicláveis na Educação Infantil e Anos Iniciais.
O
professor pode desenvolver uma programação de Educação Ambiental que
envolva toda comunidade escolar, que contribua para minimizar os graves
problemas relacionados a lixo. Apresentar os materiais recicláveis,
confeccionar jogos e brinquedos, socializando com eles a sua
importância.
O
professor deve ter uma formação continuada, criando novas situações de
aprendizagem e planejar suas aulas visando a realidade dos seus alunos.
Segundo o texto professor escavador de Miriam C. Martins e Gisa
Picosque, “Um professor que mantém vivo a curiosidade, que gosta de estudar, investigar imagens para sua prática na sala de aula e levar seus alunos ao encontro com a linguagem da arte sem forçar uma construção de sentido “correto” ou único, veste sandálias de professor-pesquisador…”
O
professor deve atuar como um “estudante”, compartilhando com os alunos
suas idéias, dúvidas, explicações e forma de pesquisar e criar. De acordo com Rubens Alves: “Professor bom é aquele que transforma a matéria em brinquedo e seduz o aluno a brincar”.
Referência Bibliográfica:
•REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set. 2001. •HÚMER, Neuza Silveira e colaboradores. CEDIC, Vol. 1. •MARTINS, Mirian Celeste e Picosque, Gisa. O professor-escavador de sentidos. •LAGO, Samuel Ramos e Meirelles, Érica. 3º ano Ciências: Ensino Fundamental: 3º ed. São Paulo: IBEP, 2003. (Coleção vitória-régia).
Essas páginas eu digitalizei da revista Professor Sassá, ano II nº 38.
Espero que gostem desse assunto, pois eu me interesso demais. : -)
Gostei muito de seu artigo gostaria de mais detalhes sobre a revista Professor Sassá: quem assina o artigo? Mês e ano da publicação? Você tem como postar o artigo digitalizado desta: REVISTA DO PROFESSOR, Porto Alegre, jul./set. 2001, citada em suas referencias?
ResponderExcluirNo momento estou sem impressora, mas quando comprar irei lhe enviar com prazer, passe-me somente o seu e-mail...obrigada Karen
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Karen!
ResponderExcluirNão estou conseguindo ver o ano da publicação da revista do professor Sassá. No interior dela tem o ano?
Se tiver por favor, envie-me.
Muito obrigada.
Oi boa noite Daniela o ano é 2012 e a Edição: 38
ExcluirCódigo: 302087, vc acha para vender no site da editora minuano...espero que tenha te ajudado...abraços:-)
Olá Karen, tudo bem?
ResponderExcluirSou aluno do Instituto Federal do Paraná, em Coronel Vivida. Estou desenvolvendo um projeto de iniciação científica e propus a criação de uma sucatoteca em nosso campus. Tenho que montar o referencial teórico e bibliográfico. Entretanto, tenho encontrado dificuldades quanto às bibliografias. Você teria algumas para me indicar? Desde já agradeço enormemente. Abraços. Joabe Rodrigues.
Karen, utilizei o email do meu orientador, que era do google. Se puder, pode responder joaberodrigues2015@hotmail.com. Abraços
Excluir