Meu currículo interativo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O desenho infantil. Assunto sério.

Na escola onde trabalho temos muita liberdade de realizar atividades diferentes e bem espontâneas, então, hoje decidi deixar o convencional de lado e solicitar as crianças que invês de desenharem no papel, que fizessem o mesmo nos azulejos que cobrem metade da parede da lateral de nossa sala.
As crianças acharam o máximo e fizeram questão de mostrar para os pais suas obras de arte feitas com canetinha, mas que obviamente podem ser feitas lindamente com tinta também.
Que gostoso ver meus alunos se divertindo enquanto aprendem. Fico realizada com essas situações. Amo ser educadora.

Abaixo separei um pequeno texto que achei na net com idéias sobre materiais para desenhar e bases para fazer isso.
Esse texto foi tirado do site: http://oficinadepessoa.blogspot.com.br/2012/06/desenhar-com-criancas-sugestoes-de.html

Desenhar com crianças: sugestões de atividades.

Muitos educadores que começam a trabalhar com crianças ficam preocupados em escolher atividades de arte para fazer na sala de aula.  O que fazer com os pequenos nesse momento?

Essa dificuldade é devido a um conceito de arte que aprendemos na escola tradicional que saber fazer arte é imitar com maestria o real. Assim, o bom artista é aquele que sabe desenhar ou pintar representando a realidade de forma fiel.

Na história da humanidade a arte já teve esse papel de representar a realidade, mas no decorrer da evolução do homem a arte também foi percebida, principalmente, como forma de expressão de uma época, de um povo, de culturas,...

Na Educação Infantil, arte não é imitar o trabalho do outro e muito menos ficar colorindo desenhos. O desenho nesse momento é forma de expressão e representação do universo infantil, ou seja, representação daquilo que ela consegue enxergar na sua fase de desenvolvimento.

E qual o papel do educador ou do adulto nesse momento?


Estimular a criatividade com variedade de superfícies dos desenhos (folha de sulfite, cartolina, parede, azulejo, chão, objetos, ...) e materiais artísticos (giz, lápis, canetinhas, vareta, objetos, tinta, tecidos, água,...).

Segue abaixo algumas sugestões de atividades que foram tiradas do livro "Ensinar e Aprender Brincando: mais de 750 atividades para Educação Infantil", Pam Schiller e Joan Rossano. 

Espero que você curta com suas crianças!


INSTRUMENTOS PARA DESENHAR

  • Dê às crianças uma variedade de materiais de desenho para explorar, como lápis de diferentes tamanhos e números, canetas pincéis atômicos coloridos, giz, lápis de cor e de cera.
  • Oriente-as a experimentar materiais diferentes para desenhar, como hastes flexíveis com postas de algodão, penas gravetos ou garfos de plástico.
  • Disponibilize tintas para que as crianças possam desenhar no papel com esses instrumentos incomuns.
  • Peça  que elas escolham seu instrumento preferido e descrevam por que gostam de usá-lo. Qual é o mais fácil de usar? Qual é o mais difícil de usar?


 SUPERFÍCIES DE DESENHO

  • Distribua folhas de lixa, papel kraft, papel encerado, alumínio e papelão para as crianças usarem como superfícies para desenhar.
  • Oriente as crianças a descrever o efeito que cada superfície tem sobre seu trabalho. Qual a superfície mais divertida de usar?


DESENHE COM INTERFERÊNCIAS

  • Faça uma variedade de interferências (colagens, imagens, carimbadas, ...) em folhas de papel de desenho e distribua uma folha para cada criança.
  • Oriente-as a fazer desenhos a partir das interferências.
  • Peça para as crianças mostrarem e descreverem seus desenhos para as outras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário