Para quem pensa que os nossos pequenos não são capazes de fazer arte, estarei colocando minhas experiências sensoriais com a minha princesa.
Segue abaixo textos que achei sobre o assunto e que tomei com base de minhas experiências, para o melhor desenvolvimento físico e emocional da minha pequena.
A pedagogia da arte deve ser orientada no sentido da criação, da afirmação de si mesmo pela invenção pessoal.
A criança utiliza a arte e por meio dela treina a sua
coordenação visual e motora, descobrindo dessa forma um mundo novo. Nessa
altura, devemos funcionar apenas como espectadores do processo criativo que nos
ajuda a decifrar a caixa de surpresas que é a mente do pequeno artista. E
não nos podemos esquecer de que uma criança – ainda mais as menores de 5
anos – vivem entre a realidade e a fantasia.
Quando ela desenha, envolve-se e encantada com a sua
própria criação, com cada traço, cada cor, cada forma. Ela começa a compreender
algo muito importante: que ela é capaz de realizar alguma coisa! Por isso, é
tão fundamental que não a limite nesse momento. Não a interrompa. Não
interfira nas suas escolhas enquanto ela cria. Também é proibido dar uma
ajudinha para o desenho ficar mais bonito. Ora, bonito para a criança é o
que ela já fez! Se, para ela, cavalo não tem rabo, não há problema. Nada de
errado com a criança. Nem com o cavalo. Naquele momento, o bicho está
simplesmente completo na sua cabeça. Quando amadurecer um pouco, os seus
desenhos poderão ter mais coerência. A questão primordial aqui é respeitar a
imaginação do seu filho e todas as suas possibilidades. Quando uma
criança oferece a alguém um desenho – ou a mais desengonçada
das esculturas –, precisamos mostrar alguma admiração e cuidado com a sua obra.
Todas as crianças, por exemplo, ficam orgulhosas quando o adulto coloca o
seu trabalho num quadro ou num pequeno porta-retratos. É uma forma de carinho,
sim. Mais do que isso, é um grande incentivo. Ela recebe essa mensagem positiva
e aprende a dar valor às coisas que alguém realiza – uma lição e tanto.
Acreditamos na importância de
valorizar o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil, para isso
elaboramos o projeto "Artes plásticas: possibilidades e experiências
para os bebês", pensando em proporcionar aos alunos o primeiro
contato com o mundo das artes e infinitas aprendizagens. Ao criar, manipular
materiais concretos e expressar sentimentos, as crianças entram em contato
com um universo mais amplo, de muitas descobertas. Além disso, ampliam sua
percepção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si,
além de exercitar as habilidades motoras.
O
objetivo principal é proporcionar aos alunos a exploração e manipulação de
materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, carvão,
carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, massinhas, argila
etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede,
chão, caixas, madeiras etc.
Nosso papel como educadoras é criar condições para que o contato da criança com
a Arte aconteça da forma mais lúdica e prazerosa. Orientar, provocar, criar um
ambiente propício para que ela faça, refaça, experimente e construa.
"As
crianças podem manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e
texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados. Essas
atividades devem ser bem dimensionadas e delimitadas no tempo, pois o interesse
das crianças desta faixa etária é de curta duração, e o prazer da atividade
advém exatamente da ação exploratória. Nesse sentido, a confecção de tintas e
massas com as crianças é uma excelente oportunidade para que elas possam
descobrir propriedades e possibilidades de registro, além de observar
transformações"( RCN).
BRASIL,
MEC/SEF. Referencial curricular nacional
para a educação infantil. Brasília: Ministério da Educação e do
Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1998 (v.3. Conhecimento de mundo).
ESSA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA QUE FIZ COM A ISA FOI COM A NOSSA TÃO DELICIOSA E SIMPLÓRIA GELATINA.
A sensação para ela foi muito boa, deu para perceber pela sua feição de alegria e até meu marido e eu adoramos mexer com gelatina, foi uma DELÍCIA, os adultos deveriam testar essas sensações também ( risos), seria um momento único.
Tudo isso é maravilhoso, ter a consciência que posso ajudar minha filha a se desenvolver cada dia mais me faz muito feliz.
Faça um teste você também, ajude seu filho a descobrir o mundo que o rodeia.
Beijos e até a próxima arte.
Karen, adorei seu blog!
ResponderExcluirJá indiquei para as professoras que trabalham comigo! Parabéns pelo trabalho!
Sua filha está uma bonequinha, parabéns!
Não sei se conhece a Escol da Vila, é uma escola construtivista que tem cursos de formação para professores. Os cursos não são muito baratos, mas eu já fiz e vale muito a pena. Segue o link: http://www.vila.org.br/cursos_inscricoes/2012/setembro/cursos.pdf
Beijos, Helô
Obrigada Helô, adorei os cursos que vc me enviou o link, mas no dia 22 acho que vou fazer o da Famosp...bjos kaka
ResponderExcluir