Meu currículo interativo.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Olha!!! Que passeio bacana.

Crianças aprendem importância da reciclagem brincando.

 
                     Brinquedoteca diferente de Santo André transforma assunto sério em diversão.
 
                                  O lixo reciclável é transformado em brinquedo no Sucatário.
                                                              CAMILA MIRANDA

O projeto Sucatoteca, desenvolvido no Parque Escola de Santo André, diverte e conscientiza futuros cidadãos sobre a importância da reciclagem do lixo. O espaço, reservado às crianças que visitam o Parque, é inteiramente decorado com brinquedos de sucata produzidos por uma equipe de seis ex-monitoras de creches públicas.
Tudo começou quando aproximadamente 20 mulheres deixaram a monitoria das creches e passaram a desenvolver atividades educativas durante as excursões no parque. Surgiram assim as oficinas de materiais recicláveis, que fizeram sucesso entre a criançada.
A Sucatoteca foi criada por um grupo de sete ex-monitoras em 2003, a fim de chamar a atenção de crianças, educadores e da população para a produção exagerada e para o destino do lixo. “Antes de tirar o projeto do papel, visitamos várias brinquedotecas e vimos que elas tinham apenas alguns brinquedos feitos de material reciclável. Então, tivemos a ideia de fazer uma só com brinquedos de sucata”, afirmou Rosa Marlene Tiatto, 55, psicóloga, pedagoga e uma das integrantes do projeto.
Os materiais utilizados pela equipe são recolhidos no parque, doados por moradores próximos ou pelos próprios funcionários. Em seguida, passam pelas mãos das desenvolvedoras, são separados de acordo com o tipo e depositados no Sucatário, onde são transformados em brinquedos e peças decorativas para a Sucatoteca.
Nas aulas-visita, as crianças aprendem a separar e organizar adequadamente o lixo, se divertem com os brinquedos produzidos no ateliê, e ainda têm que descobrir do que eles são feitos. “Quando conseguem adivinhar, ficam surpresos. Automaticamente, os brinquedos daqui se tornam mais atraentes do que os convencionais”, disse Priscila Barreto Pavan, 27 anos, bióloga.
Além de contribuir com a reciclagem do lixo em Santo André, a iniciativa dá o exemplo de respeito ao meio ambiente. “Esse trabalho mudou minha maneira de ver as coisas, de perceber o lixo, além de desenvolver a criatividade. Hoje me preocupo muito mais com a questão ambiental”, declarou Rosa.
As doações de materiais recicláveis poderão ser feitas no Parque Escola de Santo André e serão destinadas ao projeto.
Serviço:
Parque Escola de Santo André (Centro de Educação de Práticas Fundamentais)
Endereço: Rua Anacleto Popote, s/nº - Bairro Valparaíso – Santo André/SP
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Telefone: 4438-1758

Sucatoteca
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 17h
Telefone: 4990-8621

Nenhum comentário:

Postar um comentário